+55 11 2109.8500

Notícias

ArcelorMittal Abeb aprimora gestão de custos

22 abr 2015

Aprimorar os processos internos por meio de um melhor controle e administração dos serviços prestados. Este foi o principal objetivo da Associação Beneficente dos Empregados das Empresas do Grupo ArcelorMittal Brasil (Abeb) ao implementar a plataforma Benner Saúde para fazer a gestão integrada e completa de sua operação.

A ArcelorMittal Abeb, uma instituição sem fins lucrativos, é a responsável por cuidar da saúde de parte dos dependentes e empregados da operação brasileira do maior fabricante de aço do mundo e produtor global de minério de ferro. Provê tratamento médico, odontológico e farmacêutico, além de programas e atividades de saúde de caráter preventivo e educativo para cerca de 21 mil beneficiários, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Antes da adoção da ferramenta, utilizava um sistema desenvolvido internamente que já estava obsoleto em relação às necessidades atuais. Para a escolha de uma nova solução de gestão, capaz de agregar valor ao negócio, a instituição realizou um estudo envolvendo os principais fornecedores de ferramentas voltadas para operadoras de saúde. A plataforma Benner Saúde foi selecionada tanto por suprir as demandas de backoffice em seus aspectos técnicos, como por apresentar a melhor relação custo x benefício.

O projeto, que faz parte da estratégia de reestruturação da ArcelorMittal Abeb no sentido de tornar-se referência no mercado de autogestões e de planos de saúde, trouxe uma melhoria substancial do gerenciamento dos processos e foi fundamental para que a empresa mantivesse o foco nesta meta. Além disto, todo o planejamento realizado teve como objetivo aumentar a satisfação e a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários.

Atualmente, os processos encontram-se integrados e automatizados e os módulos do sistema, desde o cadastro e auditoria até a regulação, são integrados. Além dos benefícios operacionais, o projeto trouxe rápida resposta financeira, da ordem de R$ 1,5 milhão em um ano, superando significativamente o investimento na adoção da plataforma. Desta forma, houve um expressivo aprimoramento do acesso às informações, proporcionando melhor gestão dos custos e receitas, o que impactou na redução dos gastos da instituição. Outro ponto importante é que, sem fins lucrativos, os benefícios obtidos pela operadora foram repassados às empresas patrocinadoras, que tiveram menor aumento nas mensalidades do plano de saúde em cinco pontos percentuais: a previsão era um reajuste de 15%, mas foram necessários apenas 10%.

"É preciso neste momento de reestruturação ter um preço competitivo em relação às demais operadoras do mercado, mantendo ao mesmo tempo a qualidade e eficácia dos serviços prestados. A Benner é uma das parceiras mais importantes para garantir que esse objetivo seja alcançado", afirma Rogério Lage, gerente administrativo e financeiro da ArcelorMittal Abeb.

Já para os beneficiários, além de uma maior agilidade no atendimento e no acesso às informações relacionadas ao seu plano de saúde, a implementação proporcionou melhor entendimento dos gastos e coparticipações. Porém, eles serão muito mais impactados positivamente com a entrada do Portal de Beneficiários e da ferramenta Mobile.

Implementação mais rápida com treinamento à distância

O sistema Benner Saúde atende atualmente 35% dos empregados diretos da ArcelorMittal Brasil, mas o objetivo futuro é atingir os outros 42 mil beneficiários do Grupo, que estão sendo atendidos por planos de mercado e por um plano de saúde de autogestão por RH.

Na opinião de Lage, um ponto que contribuiu de forma significativa para o sucesso e aderência dos usuários à ferramenta foi a realização do processo de treinamento antes do início de sua utilização. Parte dos colaboradores foi treinada à distância. A ArcelorMittal Abeb foi o primeiro cliente da Benner a utilizar o módulo de ensino à distância para capacitar os usuários nas funções básicas de acesso, cadastro e busca de informações do sistema Benner.  Além disso, outra parte da equipe, com viés de negócios, participou de um treinamento presencial para aprofundamento de pontos mais específicos. Outra vantagem é poder capacitar, sempre que possível, um novo colaborador a um baixo custo em qualquer ponto do país.

Além do Benner Saúde para o controle da atividade fim, a Abeb também adquiriu a plataforma de ERP da Benner para realizar toda a parte de gestão da operadora, o que inclui a tesouraria, departamentos contábil, tributos e suprimentos. A solução, que é mais madura em relação à ferramenta utilizada anteriormente pela instituição, impactou positivamente em diversos processos. Após a implementação, foi possível criar, por exemplo, uma área de Controladoria para garantir que este processo de melhoria continue em franca expansão.

Fonte: TI Inside Online - em 15/04/2015

< voltar
  • São Paulo +55 (11) 2109.8500
  • Alphaville +55 (11) 4134.2200
  • Blumenau +55 (47) 3321.1300
  • Curitiba +55 (41) 2104.8989
  • Maringá +55 (44) 2101.0800
  • Rio de Janeiro +55 (21) 2222.0970
+55 (11) 2109-8500

Receba notícias do seu interesse

Copyright© 2016 Benner. Todos os direitos reservados.C3dweb