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Copastur otimiza gestão com sistema Benner Back Office

05 jan 2015

Esses foram os objetivos da Copastur, empresa consagrada no mercado de viagens corporativas há mais de 42 anos, ao adotar a solução Back Office da Benner, uma das principais fornecedoras de software de gestão do Brasil. O ERP foi projetado para atender ao segmento de turismo e sua implantação proporcionou uma mudança significativa na forma da Copastur gerir os negócios e, sobretudo, acelerou o fluxo de troca interna de informações.

A Copastur atua no gerenciamento de viagens corporativas com um atendimento voltado às necessidades específicas de cada cliente, assumindo critérios rigorosos frente à qualidade do atendimento e prestação de serviços. Por meio do seu sistema de reservas, busca oferecer sempre as melhores tarifas disponíveis no mercado dentre 500 companhias aéreas, 8 mil hotéis e 13 companhias marítimas em todo o mundo.

Antes da implementação do Benner Back Office, a empresa não tinha acesso aos dados referentes aos negócios de forma consolidada. Os processos internos eram descentralizados e realizados manualmente, ou seja, as informações eram lançadas uma a uma no antigo sistema, o que resultava, muitas vezes, em dados incoerentes. Levando em consideração a complexidade que envolve a implantação de um sistema de gestão, o projeto superou as expectativas. Após quatro meses de desenvolvimento, o ERP entrou em operação.

Hoje as informações são importadas para o sistema automaticamente, gerando resultados extremamente precisos. Além disso, todos esses processos foram remodelados e as etapas operacionais totalmente integradas, garantindo a troca de informações instantaneamente. A agilidade e eficiência dos processos de gestão administrativa foram maximizadas e otimizadas, o que também contribuiu para incrementar a produtividade dos colaboradores.

Segundo Edmar Mendoza Bull, diretor da Copastur, um dos aspectos mais importantes do projeto está relacionado ao processo de conciliação. Com o antigo sistema da Copastur, os bilhetes aéreos eram analisados um a um para realizar a consolidação dos resultados, trabalho que demandava muito tempo para ser finalizado. Já com o Benner Back Office, uma leitura online dos bilhetes é realizada e a conciliação feita automaticamente: “O processo foi extremamente simplificado e tornou-se muito mais efetivo do ponto de vista operacional, principalmente porque agora nós só tratamos manualmente casos de divergência nos bilhetes”, ressalta. 

Os resultados positivos também se estendem ao controle e gestão das informações referentes aos clientes, principalmente em relação ao processo de vendas. O acesso aos relatórios é possível em questão de minutos, um grande avanço para a companhia, que costumava demandar cerca de dois dias para realizar a extração destes relatórios. “Isso trouxe grande agilidade na análise do conteúdo e o resultado mais importante é a satisfação do cliente”, finaliza Bull.

Fonte: Jornal de Turismo – em 05/01/2015 

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