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Patrus Transportes: investindo em tecnologia e na qualidade de seus serviços

04 set 2014

Fundada pelo empreendedor Marum Patrus, no bairro Cachoeirinha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Patrus Transportes completa 41 anos em 2014. No início de sua história, a empresa atuava com o transporte de carga líquida, mas, após um ano de funcionamento, passou a entregar carga sólida, abrindo filiais no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A partir da década de 70, os filhos de Patrus, Marcelo, Marina e Marco Antônio, passaram a atuar na empresa e, atualmente, comandam a alta gestão. Em 1986, os três irmãos informatizaram a Patrus Transportes, contribuindo para o seu desenvolvimento e, em 2002, iniciaram as obras da atual sede em Contagem, Minas Gerais, e a expansão com novas filiais.

Hoje, a Patrus Transportes conta com mais de 2,5 mil colaboradores e 69 unidades distribuídas em todo o Sul, Sudeste, Bahia, Sergipe e Ceará. Em entrevista à revista Mundo Logística, o gerente de TI e Telecom da Patrus Transportes, Manuel Landeiro, conta sobre a importância das novas tecnologias com relação aos ganhos na performance operacional, a adoção da solução Benner TMS, quais os benefícios que essa iniciativa proporcionou, bem como as ações que estão sendo planejadas para os próximos anos.

MUNDOLOGÍSTICA: Quais os diferenciais que a Patrus, hoje, proporciona ao mercado?
MANUEL LANDEIRO
: Com o alto padrão de excelência e reconhecimento de nossos clientes, a Patrus Transportes sempre investe em tecnologia e na qualidade de seus serviços. Temos a meta de atingir, pelo menos, 95% de performance nas entregas, estabelecida pela diretoria comercial/presidência da empresa. Alguns de nossos serviços são:

- Gerenciamento de riscos e segurança
A Patrus Transportes conta com uma área especializada em segurança, que trabalha com métodos de inteligência e contrainteligência na prevenção de sinistros, visando sempre à segurança dos funcionários e do patrimônio dos clientes.

- Informação e tecnologia
Pensando na comodidade de seus clientes, a empresa investe em soluções tecnológicas integradas, que permitem o monitoramento da carga em tempo real, garantindo a rastreabilidade e a facilidade na obtenção de informações.

- Informação online sobre entregas
A Patrus disponibiliza, em tempo real, a informação da sua mercadoria no Web Cargas, integrando os celulares embarcados nos veículos de entrega e coleta, por meio do programa Sync.

- Eletronic Data Interchange (EDI)
Troca de dados eletrônicos, garantindo a confiabilidade e a segurança da informação compartilhada com os nossos clientes.

- Rede de comunicação corporativa
Por meio de redes Internet Protocol/Virtual Private Network (IP/VPN) redundantes, integramos todas as unidades em um único banco de dados, localizado na matriz, garantindo segurança e agilidade com a informação certa em tempo real.

- Rede corporativa interligada por voz
Por meio de rádios de comunicação Nextel, canais de voz e telefonia celular, a Patrus Transportes mantém toda a equipe disponível 24 horas, para atender às necessidades dos clientes.

- Sistema integrado de gestão
Todos os nossos processos são controlados por um sistema Enterprise Resource Planning (ERP), o que garante sua eficiência.

- Roteirizador
Para facilitar os processos de planejamento das operações (coleta/transferência/entrega), a empresa utiliza o software de otimizaçãoRoadnet Transportation Suite, adquirido da UPS Logistics Thecnologies INC.

- Fatura online
Por meio da ferramenta Fatura Online, a Patrus disponibiliza, para seus clientes, suas faturas em formato digital, permitindo, ainda, odownload dos Documentos Auxiliares do Conhecimento de Transporte Eletrônico (Dactes) e Extensible Markup Language (XML) do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), autorizados junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz).

- Núcleo de Relacionamentos Entrega Porta a Porta (NREPP)
Criado para atender clientes de e-commerce e vendas diretas, o NREPP da Patrus Transportes oferece um serviço sob medida para negócios que exigem agilidade, segurança e informação em tempo real.

- Infraestrutura de terminais
A Patrus direciona grande parte de seus investimentos para a construção de centros de distribuição do tipo cross-docking, com localização estratégica e processos operacionais padronizados, proporcionando agilidade, segurança e economia para seus clientes.

Além de toda a infraestrutura, também somos uma empresa preocupada com a sustentabilidade. Em parceria com o Instituto Marum Patrus (IMAP), desenvolvemos diversos projetos voltados às questões socioambientais, para nossos colaboradores e público externo. Preocupada com a conservação do meio ambiente para as sociedades futuras, a Patrus Transportes lançou o Selo Verde, com uma série de projetos que busca a preservação e a sustentabilidade dos recursos naturais do nosso planeta.

MUNDOLOGÍSTICA: Com a implantação do Governo Eletrônico, o que mudou para a Patrus?
MANUEL LANDEIRO
: Um dos valores da Patrus é “ser ético e honrar compromissos” e isso inclui todas as obrigações fiscais. Dessa forma, assim que as mudanças começaram a ser divulgadas, iniciamos discussões internas e nos planejamos para revisar os nossos procedimentos e práticas, para continuarmos a atender à legislação, em franca evolução. Essas ações, nos últimos anos, deram início a vários projetos internos, que nos permitiram atender às novas obrigações com assertividade, mas também evoluir alguns processos internos e ganhar tempo e qualidade da informação. Alguns exemplos de melhorias são a diminuição da carga horária de trabalho nas expedições, com o uso do CT-e, e a redução de custo no processo de faturamento, agora 100% eletrônico.

MUNDOLOGÍSTICA: Qual a importância de sempre se manter atualizado com as novas tecnologias para transportes e logística?
MANUEL LANDEIRO
: O uso de novas tecnologias nos proporciona ganhos na performance operacional, nos controles internos e no atendimento ao cliente. A Patrus busca sempre inovar para oferecer um serviço diferenciado, mais assertivo e uma informação mais ágil e confiável. Como trabalhamos com carga fracionada, o manuseio dos volumes embarcados é grande e o uso de etiquetas e coletores de dados nos traz um índice de erro quase nulo e agilidade no processo de conferência da movimentação. Outro destaque é o uso de celulares e smartphones com os motoristas, tecnologia que a Patrus já utiliza há mais de cinco anos, que permite um controle da operação externa e muito mais agilidade e qualidade na informação do que ocorre em cada entrega ou coleta. Essa informação é disponibilizada a todos, de formaonline, pelo nosso sistema e nosso portal.

MUNDOLOGÍSTICA: A Patrus foi a primeira empresa a adotar a solução Benner TMS. O que se constitui esse sistema?
MANUEL LANDEIRO
: O Benner TMS nasceu de uma reunião da Patrus com a Benner, na qual discutíamos a evolução do produto anterior e as novas demandas do mercado para o nosso segmento. No final da conversa, chegamos à conclusão de que o ideal era o desenvolvimento de um novo sistema, revisando todos os processos, para atender às novas demandas do Governo Eletrônico (e-GOV), do mercado de transporte e do crescimento e evolução da Patrus. Na sequência, a Benner nos propôs uma parceria para o desenvolvimento desse novo sistema, a fim de criarmos, em conjunto, uma solução moderna, com o uso das novas tecnologias disponíveis e com a flexibilidade necessária às inúmeras formas de negociação da prestação de serviço de transporte de carga. A nova solução deveria oferecer personalização, controle e integração nos diversos processos que acompanham a nossa atividade, para podermos atender a uma carteira de clientes variada, com demandas distintas, além de uma operação que vem crescendo a uma média de 20% ao ano.

MUNDOLOGÍSTICA: Quais os benefícios e facilidades que essa solução proporciona?
MANUEL LANDEIRO
: Os principais benefícios que já mapeamos com o uso do novo sistema são:
- Integração transparente com os sistemas fiscais, contábeis e financeiros;
- Processamentos agendados: Relatórios, captação do EDI, cubos etc (que podem ser gerados antes do trabalho iniciar e/ou sem depender da ação do usuário);
- Auditoria das transações realizada em todo o sistema;
- Controle de permissão dos usuários no âmbito de campos (não apenas telas e funções);
- Efetivo controle da negociação com os clientes: Tabelas de preços flexíveis e dinâmicas; possibilidade de múltiplas negociações em paralelo, mas com condições distintas e automáticas (por exemplo, por tipo de produto embarcado); completo registro das condições de faturamento (automação do faturamento); cadastro de ocorrências específicas por cliente; cada cliente possuirá sua tabela (maior segurança comercial), e controle de descontos, incluindo diferenças alçadas para cada usuário;
- Nova função de registro e acompanhamento dos chamados do Sistema de Informações ao Cidadão (SIC), criando um histórico do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management (CRM));
- Nova tela do SIC, na qual todas as informações do cliente estarão em uma única tela do sistema, para maior produtividade;
- Toda a gestão dos documentos envolvidos no transporte está centralizada em uma única tela;
- Toda a gestão das viagens (coletas, transferências e entregas) está centralizada em uma única tela;
- Gestão das regras de seguro abrangente, incluindo as regras da apólice da Patrus e as apólices específicas dos clientes;
- Autonomia na gestão dos diversos layouts de EDI (tanto para recepção, quanto para envio);
- Integração com os serviços na internet, disponíveis pelo Estado para consulta de cadastro de clientes, de situação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) embarcada etc;
- Gestão de terceiros mais abrangente (incluindo os agregados de transferência e distribuição, e os parceiros);
- Nova função de importação da nota fiscal pelo arquivo XML recebido;
- Controle mais aprimorado no cálculo das comissões, incluindo comissões distintas na hierarquia comercial;
- Possibilidade da emissão de propostas comerciais geradas por meio do sistema, evitando o uso de planilhas Excel;
- Registro formal da coleta recebida no terminal (onde outra empresa/transportadora traz a carga até a Patrus);
- Regras e exceções fiscais configuráveis;
- Autonomia na gestão do layout do CT-e;
- Autonomia na gestão do layout do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e);
- Função de incluir anexos aos documentos (fotos, e-mails e imagens digitalizadas podem ser anexados aos documentos de transporte, para complemento do registro das informações negociadas/acordadas);
- Gerador de cubos, relatórios e consultas para agilizar a análise das informações e suas contínuas demandas;
- Possibilidade de criação de checklists (obrigatórios ou não) para as viagens.

MUNDOLOGÍSTICA: Segundo a Patrus, o Benner TMS será responsável por sustentar o crescimento da empresa pelos próximos cinco a dez anos. Com relação às mudanças que ocorrem constantemente nas tecnologias, para esse longo período é viável? Por quê?
MANUEL LANDEIRO
: Sim, pelo nível de personalização e integração que o novo sistema nos apresenta. A tecnologia utilizada pela Benner permite a integração com componentes (programas) desenvolvidos pelo cliente (pela própria Patrus) ou terceiros, permitindo ao sistema crescer ou se integrar a novas soluções que surjam no mercado, garantindo a evolução do uso e apresentando novas funcionalidades. Além disso, a Benner conta com uma equipe própria e dedicada só para a manutenção e a evolução do Benner TMS, e uma outra equipe dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias, agregando novas funções ao framework utilizado para o desenvolvimento da solução.

MUNDOLOGÍSTICA: Quais as outras funcionalidades que a empresa pretende implantar nos próximos anos?
MANUEL LANDEIRO
: Já temos algumas ações planejadas para os próximos anos, das quais posso citar:
- Um novo sistema para automação dos motoristas, com muito mais informações para otimizar o processo de coleta e entrega, obtendo ainda mais informações sobre a atividade que ocorre em campo;
- Uma nova forma de gestão do tráfego de carretas, em tempo real, para otimizar a ocupação da frota e o cumprimento dos prazos de entregas acordados com cada cliente;
- Uma nova função de gestão do atendimento ao cliente, para o registro e controle dos contatos que recebemos, a fim de garantir o registro e acompanhamento mais efetivo de cada demanda, dúvida ou sugestão.

Foto: Divulgação Patrus Transportes
Fonte: Revista Mundo Logística - 28/08/2014

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