Chega ao mercado a TopJob: primeira solução interativa para combater o absenteísmo no mercado corporativo

15 jul 2014

A catarinense TopMed, em conjunto com sua conterrânea Total Life, criou uma plataforma de serviços para auxiliar as organizações na gestão e controle do absenteísmo no trabalho. A solução inédita emprega uma plataforma web que promove a interação dos serviços de saúde ocupacional e controle de ausências com um call center especializado em orientação à saúde.

A TopMed (SC) e a Total Life (SC) estão lançando no mercado a solução TopJob, a primeira com características interativas e baseada em plataforma web para auxiliar as empresas no controle e gestão do absenteísmo (faltas e ausências dos colaboradores), aumento de produtividade e cuidado com a saúde do seu colaborador. Trata-se de um serviço que identifica as principais motivações de ausência; instrui e aconselha o colaborador nos casos de ausência motivada por problemas de saúde; acompanha o orienta durante o processo de recuperação dos afastados, cuidando para que cumpram corretamente as recomendações médicas e tenham um pronto restabelecimento, retornando mais rapidamente ao trabalho; promove a melhoria da condição de saúde dos trabalhadores, identificando e acompanhando os que necessitam de maior atenção; e inibe práticas fraudulentas, como atestados médicos irregulares.

“Pela primeira vez os gestores de RH terão à sua disposição um serviço que atende ao dilema gerado pelo absenteísmo nas empresas, tratando de forma abrangente as relações de causa e efeito no que tange às questões de saúde do trabalhador”, explica Paulo Salvi, diretor superintendente da TopMed, uma empresa do Grupo Benner com foco na promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças. Segundo o executivo, a solução TopJob contribui ao mesmo tempo para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e para a redução dos custos do plano de saúde. Isto porque disponibiliza um serviço de orientação a saúde 24 horas por dia a todos os colaboradores (doentes ou não), para tirar dúvidas e até atender emergências, provido por profissionais da área da saúde. “Pessoas saudáveis evidentemente produzem mais, portanto, o benefício traz rápido retorno sobre o investimento da empresa”.

A solução foi criada para atender a demanda de empresas com uso intensivo de mão de obra, nas quais as ausências por problemas de saúde representam um desafio à gestão e um grande prejuízo operacional. Entre as mais impactadas, estão as indústrias e as empresas de serviços, como as de call center, redes de varejo, manutenção e segurança, entre outras. Do ponto de vista comercial, a solução da TopMed/Total Life é acessível para organizações de todos os portes, já que seu sistema de cobrança está baseado no número de vidas incluídas no programa.

A TopJob unifica o serviço de saúde ocupacional com o de acompanhamento e orientação à saúde, que além de monitorar as ausências, poderá reunir o Registro Médico da Medicina do Trabalho com o Prontuário da Central de Orientação Médica, permitindo ações preventivas ou de acompanhamento logo após a ausência. O objetivo é reduzir faltas e promover o rápido retorno dos afastados ao trabalho.

Principais benefícios

Um benefício importante da solução é seu valioso auxilio na rápida recuperação dos colaboradores afastados por doença, através de apoio e orientação clínica de conduta complementar ao tratamento preconizado; além da gestão contínua dos programas para cada grupo de risco (hipertensos, diabéticos, fumantes, fumantes, obesos, etc.), o que contribui para a prevenção de futuros afastamentos.

A eficácia da TopJob também é elevada no combate aos atestados fraudulentos, pelo conjunto de acessos e informações coletadas junto aos colaboradores, verificada em uma rede credenciada de médicos em todo país.

A solução contribui ainda com a formação de um banco de dados relacionado à saúde dos colaboradores, com informações estratégicas para a gestão dos recursos humanos, como os principais motivos de afastamento; as doenças mais frequentes por perfis de trabalhadores; dados sobre a evolução da condição de saúde individual e do grupo de colaboradores, entre outras. Com estas informações, é possível estabelecer políticas e procedimentos de cuidados preventivos que resultam na redução significativa do uso dos planos de saúde, minimizando seu custo para as empresas e colaboradores nos reajustes anuais por sinistralidade.

Como funciona

O serviço funciona através de uma ferramenta web, onde as empresas comunicam ao TopJob as ausências diárias dos colaboradores. Esta informação é direcionada a uma Central de Relacionamento onde uma equipe multidisciplinar (médicos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem), entra em contato com o colaborador ausente ou afastado, buscando informações sobre os motivos, encaminhando os ausentes por problemas de saúde para uma consulta de análise e validação de seu atestado. Os casos já reconhecidos como legítimos, são acompanhados e monitorados durante seu processo de recuperação, visando seu pronto restabelecimento e retorno ao trabalho.

Através da Central de Relacionamento os colaboradores com problemas momentâneos que ainda não foram ao médico, têm seus sintomas avaliados por meio de um moderno atendimento, baseado em algoritmos médicos, que busca o melhor encaminhamento, de acordo com o conjunto de sintomas relatados.

Além de um serviço de pronto aconselhamento realizado pela Central, existem outras vantagens que são oferecidas aos funcionários das empresas que aderem ao programa: serviço de atendimento para avaliação de sintomas e orientação de saúde que funciona 24 horas por dia; serviço de orientação em nutrição; descontos na compra de medicamentos através de uma rede de 14.000 farmácias em todo pais; e prontuário médico pessoal em formato eletrônico, por acesso via web.

Vale destacar que no acompanhamento da condição de saúde dos trabalhadores para monitoramento preventivo, a solução TopJob emprega os princípios lógicos do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e de sua norma NR 7, que visa promover a boa condição de saúde dos trabalhadores e consequentemente a redução dos afastamentos.

Sobre a TopMed

A TopMed é especializada em serviços de promoção e prevenção de doenças e pioneira no desenvolvimento de gestão preventiva à saúde no Brasil. Mantém uma área de trabalho destinada às empresas do setor de planos de saúde suplementar (medicina de grupo, auto gestão, cooperativas e seguradoras) e instituições de serviços privados de assistência médica, hospitalar e laboratorial.  Fundada em 2003 e sediada em Florianópolis (SC), a companhia inova no segmento onde atua com apoio de uma equipe de mais de 100 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas e técnicos de enfermagem. Principais serviços oferecidos: Orientação em Saúde por Telefone 24h e Monitoramento de Doentes Crônicos.