Patrus Transportes inova e constrói plataforma de sistemas para sustentar seu crescimento nos próximos 10 anos

05 ago 2014

Parceira da Benner Sistemas desde 2004, a Patrus Transportes, uma das maiores transportadoras de cargas fracionadas do Brasil, com unidades distribuídas em vários estados brasileiros, é a primeira empresa a adotar a nova solução Benner TMS. Além da redução de custos operacionais, o projeto Aurora, como foi denominada a implantação, proporcionou mais agilidade e flexibilidade operacional em todos os processos, garantindo excelência nas operações da Patrus Transportes. O novo sistema proporciona informações de qualidade, fundamentais na gestão dos processos que suportam a estratégia de crescimento da empresa.

“Em função da mudança dos processos e dos controles envolvidos, o Benner TMS será responsável por sustentar o nosso crescimento pelos próximos cinco a 10 anos”, explica Marco Antônio Patrus, Diretor Administrativo e Financeiro da Patrus.

Antes de adotar a nova solução, a Patrus Transportes já era parceria da Benner utilizando o antigo sistema de gestão de transportes e o Benner Corporativo, para gestão administrativa com módulos como Contabilidade, Fiscal, Financeiro, Compras e RH. A necessidade de inovar seus sistemas surgiu a partir do crescimento da empresa e do aumento das suas operações.

“Procuramos a Benner com o objetivo de desenvolver um projeto em conjunto, integrando as soluções TMS e Corporativo em uma única plataforma. O projeto, apesar das dificuldades inerentes ao uso de novas tecnologias, resultou no desenvolvimento da nova solução Benner TMS que superou as nossas expectativas”, comenta o gerente de TI, Manuel Landeiro.

Para apoiar o desenvolvimento do projeto, a Patrus Transportes investiu cerca de R$ 3 milhões, recurso empregado em várias frentes, como o desenvolvimento da solução, trabalho de consultoria, treinamentos técnicos e testes realizados na própria Patrus.

Atualmente, quatro filiais da Patrus Transportes, em São José dos Campos (SP), Bauru (SP), Varginha (MG) e Guarulhos (na grande São Paulo), já estão utilizando o novo Benner TMS. Nessas unidades, a plataforma em produção integra os sistemas legados da empresa (antigo TMS e Corporativo), agregada também ao módulo para manutenção de frotas.

“Embora o projeto ainda esteja em andamento, nossa expectativa é contar com uma série de melhorias. Entre elas estão a integração transparente do Benner TMS com os sistemas fiscais, contábeis e financeiros; a possibilidade de auditar as transações realizadas; a centralização dos documentos envolvidos no transporte e maior abrangência na gestão de terceiros”, ressalta Landeiro. Além disso, a solução também proporcionará um efetivo controle do cliente, com a possibilidade de múltiplas negociações em paralelo por meio de condições distintas e automáticas, o cadastro de ocorrências específicas por cliente e tabelas de preços flexíveis e dinâmicas.

A Patrus Transportes planeja que até janeiro de 2015 todas as suas 70 filiais já estejam integradas à nova plataforma e utilizando todos os seus recursos.

“A Patrus cresceu exponencialmente nos últimos 15 anos, e este crescimento foi suportado pelo antigo sistema de gestão de transportes. A nova solução Benner TMS reflete não somente as demandas para continuar a suportar o crescimento da Patrus, mas agrega valor superior ao esperado por ter sido construída justamente num momento de grandes mudanças no segmento de transporte. Sendo a única solução que de fato atende as exigências do governo eletrônico, lei do motorista e regras de pagamentos para terceiros de forma totalmente integrada aos processos operacionais, garante não só agilidade operacional, mas também ganhos em gestão e produtividade”, explica Walcir Augusto Wehrle, diretor de sistemas e tecnologia da Benner.

Benner TMS: Gestão de Ponta a Ponta

A nova solução Benner TMS permite realizar uma gestão completa e eficiente de todos os recursos das operações de transporte. Por meio dela é possível visualizar em tempo real as principais informações, como a situação das cargas e dos pedidos, tracking (status e localização de notas fiscais), além das informações gerenciais sobre todos os aspectos da empresa. Proporciona ainda, a completa visibilidade das principais operações em andamento: veículos em viagem; coletas; transferências pendentes; entregas e reentregas; cargas e descargas e entregas por destino.

Além disso, com o sistema é possível atender a todas as demandas legais e governo eletrônico, como: CT-e, CC-e, MDF-e, NFS-e, contrato de frete e pagamento eletrônico, SPED contábil e fiscal, substituição tributária e regimes especiais. Por meio do Portal de Relacionamento Web é possível acompanhar e consultar em tempo real a posição de despacho e entrega das cargas, tirar segunda via de boleto e fatura, transações EDI e baixar arquivos xml e Dactes. Além de facilitar e agilizar as trocas de informações com os redespachadores.

Criada com base em demandas concretas de transportadoras de carga fracionada e fechada, a nova plataforma da Benner atende companhias de todos os portes, sobretudo grandes e médias. Com suas soluções integradas de transporte, manutenção de frotas, ERP e RH, e mais o WMS a Benner proporciona às empresas um completo controle de suas operações. As soluções Benner Logística controlam duas mil toneladas/hora em armazéns e containers e gerenciam mais de 100 mil veículos de transportadoras por dia.

Sobre a Patrus Transportes

No mercado de transporte de cargas desde 1973, a Patrus Transportes é reconhecida e premiada pela excelência na prestação de serviços de transporte de carga seca fracionada. Fazendo uso dos diversos recursos tecnológicos, aliados a uma ampla estrutura e profissionais competentes, conquistou a confiança e o reconhecimento de seus clientes como uma das melhores transportadoras de cargas fracionadas do País. Atualmente a Patrus Transportes dispõe de 70 unidades de atendimento (próprias e franqueadas) localizadas estrategicamente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.