Postal Saúde e Benner: parceria estratégica para gestão de plano de saúde

24 jul 2014

POSTAL SAÚDE - Caixa de Assistência e Saúde dos Empregados dos Correios -, escolheu a Benner para fazer a operacionalização do plano CorreiosSaúde, gerido pela operadora. Atualmente, o plano atende mais de 409 mil Beneficiários, entre empregados dos Correios, aposentados e dependentes. Mensalmente, são autorizados mais de 400 mil procedimentos.

O contrato entre a Benner e a POSTAL SAÚDE foi firmado em regime BPO (Business Process Outsourcing), com operação pela plataforma tecnológica da Benner para a gestão completa (incluindo software ERP, BI, RH e outros) e toda a estrutura de data center e call center no modelo 24X7, providos pela companhia.

A Benner, que está entre as cinco principais fornecedoras de software de gestão do Brasil, lidera o mercado de saúde com presença em cinco das 20 maiores operadoras de planos e nas duas maiores em autogestão. Mais de 1/3 das vidas do mercado de autogestão em saúde suplementar no Brasil são gerenciadas pela Benner Saúde.

A POSTAL SAÚDE foi criada para modernizar o sistema, ampliar os benefícios, atender à legislação do setor, controlar e reduzir os custos com assistência médico-hospitalar e odontológica, e principalmente, atender melhor o Beneficiário. Portando o novo Cartão de Identificação do Beneficiário (CIB), é só chegar ao consultório, clínica, laboratório ou hospital, apresentar o cartão, um documento de identidade com foto e o pedido médico, que o atendimento é realizado de forma simples e prática.

Sérgio Francisco da Silva, diretor-presidente da Postal Saúde, explica que a transferência de gestão ocorreu por decisão dos Correios em não mais operar planos de saúde no seu próprio departamento de Recursos Humanos. “A empresa vinha enfrentando dificuldades para se adaptar às normas e exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece padrões como o processo eletrônico de autorização de procedimentos’’, afirmou.

Participação do Beneficiário

O modelo adotado pelo plano permite que os Beneficiários participem do Conselho Deliberativo e Fiscal da Caixa de Assistência, podendo participar das decisões, opinar, propor alterações, aperfeiçoamentos, inclusão ou exclusão de procedimentos assistenciais, além de poder atuar diretamente na gestão e na fiscalização da atuação da Postal Saúde.

Parceria com a Benner

A escolha pela Benner no processo seletivo, iniciado em junho de 2013, ocorreu pela competitividade de preço, pela experiência comprovada no mercado de saúde suplementar e em BPO, e por ser a única com plataforma tecnológica completa e escalável (para gestão de saúde, ambulatórios e clínicas, administrativa, RH, BI, ERP), contabilidade, folha de pagamento, entre outros. Afinal, além de um sistema para fazer a gestão da operação, a Postal Saúde precisava de uma solução para a gestão estratégica de seu negócio.

O ponto forte deste projeto de implementação, que teve início em outubro de 2013, tem sido a rapidez na execução. A migração do sistema do plano anterior (administrado internamente pelos Correios) para a Postal Saúde foi aprovada em dezembro de 2013 e, em 1º de janeiro de 2014, as Centrais de Atendimento (SAC) e a rede credenciada de mais de 25 mil prestadores de serviços - já estavam em funcionamento. Alguns dias depois, ainda em janeiro, entrou em operação a Central de Autorização e Regulação Médica e, em abril, iniciaram-se as atividades da Central de Autorização e Regulação (setor responsável pela autorização de procedimentos mais complexos, como alguns tipos de exames, cirurgias, internações, medicamentos de alto custo, órteses, próteses e materiais especiais - OPME) e o Procedimento de Contas (faturamento).