Solução Benner Gestão de Recursos Humanos permite ao Senac/SC agilizar relacionamento com colaboradores

15 out 2014

Além de maior controle interno e consistência nas informações, a solução democratizou o acesso a todos os colaboradores, permitindo que visualizem, por meio de uma interface intuitiva, desde dados pessoais até demonstrativos salariais.

Obter maior consistência e credibilidade nas informações, além de estabelecer um controle mais apurado no processo de pagamento dos orientadores de curso. Esses foram os principais objetivos do Senac/SC ao decidir adotar a solução Benner Gestão de Recursos Humanos. A instituição alcançou não só melhor controle interno dos processos, como também mais agilidade na obtenção das informações. Além disso, graças a uma interface intuitiva, o acesso às informações foi democratizado, disponibilizando desde dados pessoais até o demonstrativo salarial. Cliente da Benner desde 2002, a instituição iniciou o projeto com a implantação dos módulos Dossiê, Cargos e Salários e Ponto e Pagamento, incluindo a migração de todas as informações existentes em seu sistema de Folha de Pagamento. Posteriormente, satisfeita com os benefícios obtidos, outros módulos passaram a ser implementados, como o Web-Quiosque; Treinamento, Segurança e Medicina do Trabalho; Educação Corporativa; My Place e a solução de Gestão do Desempenho.

Instituição de ensino profissional com grande reconhecimento no país, o Senac está presente em milhares de municípios brasileiros. Em Santa Catarina atua em todas as regiões do Estado com um Departamento Regional e 26 pontos fixos de atendimento divididos em oito Faculdades de Tecnologia, um Centro Especializado e 17 Centros de Educação Profissional. O Senac/SC conta hoje com mais de 42 mil alunos,  1.942 docentes e 772 colaboradores técnico/administrativo.

Segundo Max Roque Kincezski, diretor de Recursos Humanos do Senac/SC, antes da adoção do Benner Gestão de Recursos Humanos a performance da área deixava muito a desejar. “Existia carência por um sistema inteligente capaz de propiciar aos usuários informações confiáveis, altamente disponíveis, seguras, suportando o elevado volume de acessos, possibilitando o desenvolvimento de relatórios com layouts mais atrativos e ainda sendo de fácil utilização”, explica.

O Web-Quiosque, por exemplo, facilitou as consultas dos colaboradores aos gastos individuais e familiares do plano de saúde, no modelo de coparticipação. Além disso, ficam disponíveis informações como a descrição de todas as funções existentes na empresa (missão, tarefas, requisitos de acesso e qualificações desejáveis, competências técnicas e comportamentais), destacando os níveis Ideal e Mínimo, bem como o nível utilizado nas avaliações.

A solução de Gestão do Desempenho, que avalia os resultados e o desempenho dos colaboradores quanto à sua competência, responsabilidades e entregas, apoiou o Senac/ SC na realização da Avaliação de Competências. Este processo permitiu à instituição avaliar e obter um feedback de seus programas, como PDE (Programa de Desenvolvimento da Equipe) e o PDI (Programa de Desenvolvimento Individual). Inicialmente foram cadastradas todas as competências técnicas e comportamentais com seus respectivos indicadores e, depois, realizado o mapeamento das funções por uma consultoria, garantindo a unificação das informações com o sistema Benner Gestão de Recursos Humanos. Também já foi adotado o módulo Treinamento, Segurança e Medicina do Trabalho.

Além disso, em 2014, iniciou-se a implementação dos módulos Educação Corporativa, que possibilita o planejamento e a gestão de cursos presencias, a distância e semi-presencial, com avaliações e monitoramento por indicadores dos resultados dos participantes dos cursos, integrado às plataformas de Ensino a Distância (EaD); e do My Place, portal web colaborativo que possibilita elevado grau de interação entre colaboradores, gestores e a área de RH.

Todo o escopo do projeto, bem como a venda da solução e suporte foram de responsabilidade da MSI Serviços de Informática, parceira da Benner desde 1997, com forte atuação no estado de Santa Catarina. De acordo com Kincezski, competência técnica, flexibilidade, confiabilidade nos dados e vanguarda tecnológica são os diferenciais da solução da Benner, além disso, o forte alinhamento entre o fornecedor e o parceiro responsável pela implementação foram primordiais para o sucesso do projeto. “O comprometimento da MSI Serviços de Informática proporciona a sensação de que estamos nos relacionando diretamente com a Benner. Isso transmitiu muita confiança e nos fez optar pela solução. Houve um grande empenho, dedicação, parceria e cumplicidade de ambas em resolver de forma rápida e segura os impasses corriqueiros oriundos da implementação de um novo sistema”, ressalta o diretor.