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Como as normas da ANS impactam nos negócios das operadoras de saúde

Por Benner
Em03/02/2017
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O programa voluntário de Acreditação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para as operadoras de planos de saúde merece alguns pontos de reflexão a respeito.

Criado como uma resolução normativa, a RN 277 surgiu com o objetivo de aumentar a qualidade na prestação dos serviços ofertados pelas operadoras de saúde. Para isso, são avaliados diversos critérios e procedimentos e, a eles, atribuídas notas que classificarão o nível de maturidade de gestão e do retorno de satisfação dos clientes.

A proposta é, sem dúvidas, assertiva, mas as operadoras se perguntam o quanto aderir a esse programa traz impactos positivos tanto para o negócio quanto na entrega para os beneficiários.

Afinal, atravessamos um momento de grande instabilidade econômica, em que o setor anunciou a perda de 910 mil beneficiários só no primeiro semestre de 2016. Isso, sem contar no aumento crescente de despesas do setor e a redução de lucros.

Por que aderir?

Ao optar pela adesão à acreditação, a operadora precisar elaborar um plano de ação para cumprir as metas estabelecidas, com o propósito de otimizar a gestão em saúde.A gestão consolidada e planejada reduz erros operacionais e estruturais, refletindo em redução de custos desnecessários.

A acreditação permite às operadoras a elaborarem um diagnóstico de seu negócio, conhecê-lo melhor e, assim, resolver possíveis transtornos com mais segurança e agilidade. E para os consumidores, há maior clareza na qualidade dos serviços prestados por cada uma das operadoras de mercado.

O que são avaliados?

O programa de acreditação identifica e define parâmetros de qualidade a serem utilizados pelas operadoras. Na RN 277 são avaliadas sete dimensões e 147 itens ao todo. São eles:

#1 – Programa de Melhoria de Qualidade – 11 itens avaliados;

#2- Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora – 12 itens avaliados;

#3 – Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde – 25 itens avaliados;

#4 – Satisfação dos Beneficiários – 9 itens avaliados;

#5 – Programa de Gerenciamento de Doenças e Promoção da Saúde – 51 itens avaliados;

#6 – Estrutura e Operação – 15 itens avaliados;

#7 – Gestão – 24 itens avaliados. 

Com a adesão ao programa de acreditação, espera-se da operadora de planos de saúde:

– Ter um modelo de gestão integrado e estrategicamente alinhado aos processos, atendimentos e rede credenciadas;

– Gerenciar a qualidade dos processos e apontar melhores indicadores operacionais;

– Avaliar, quantificar e distribuir melhor sua rede de credenciados de acordo com as necessidades geográficas;

– Registrar juntas médicas para autorizações prévias.

Credibilidade e transparência são palavras que definem esse programa de acreditação. O beneficiário, por sua vez, saberá avaliar melhor o plano que pretende contratar. Como vantagens ao consumidor, podemos destacar:

– Possibilidade de selecionar os prestadores de acordo com a qualidade do serviço prestado e localização

– Informações seguras no acesso e arquivamento

– Escolha de plano de acordo com o seu perfil

– Suporte total no agendamento de consultas, exames e demais procedimentos médicos

– Agilidade nas autorizações

A acreditação é a maneira formal de reconhecer que as operadoras estão na busca da melhoria contínua dos seus processos. O que reflete em fidelização de clientes e retornos de receita.

Mas ainda há muito o que se fazer. Das 1,4 mil operadoras credenciadas pela ANS no país, apenas seis possuem acreditação. Não seria a hora de mudar o jogo? Afinal, há caminhos para crescimento e serviços de qualidade sempre terão lugar na escolha do consumidor.

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Desde 1997, a Benner oferece soluções em software e serviços que transformam os processos e beneficiam a gestão corporativa dos seus clientes: o que reflete em resultados sustentáveis aos negócios.

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