Você conferiu aqui no blog a importância da gestão logística baseada em indicadores de desempenho, que busquem o menor custo para a operação, com mais produtividade e qualidade na prestação dos serviços. Fica evidente que fatores como impostos, gestão de pessoas e manutenção dos veículos são influenciadores diretos dos indicadores de desempenho logístico da sua transportadora.
Agora, é hora de conhecer outros fatores que fazem toda a diferença em indicadores de logística.
#1 Infraestrutura e malha viária
No Brasil, mais de 60% das cargas são transportadas por meio do transporte rodoviário, sendo a frota de caminhões do país uma das maiores do mundo. Mesmo assim, a manutenção das rodovias é precária. Não é incomum encontrar caminhões parados devidos a pneus furados ou amortecedores quebrados por conta dos buracos presentes nas rodovias brasileiras. Por isso, sua transportadora precisa buscar sempre as melhores rotas ou alternativas que reduzam riscos e desgaste do veículo e do motorista.
#2 Parcerias e alianças estratégicas
Firmar alianças estratégicas é uma forma de se unir com outras empresas que têm os mesmos ideais e valores que os seus, de forma a complementar seu negócio, com uma relação ganha ganha. As empresas podem compartilhar habilidades e riscos, com acordos para alcançar um objetivo comum, dividindo recursos humanos, tecnológicos e financeiros. Nem sempre uma transportadora sozinha pode assumir determinada operação, por exemplo, por não dispor do tipo de frota necessária para aquela operação, mas uma parceria pode viabilizar o negócio.
#3 Governança para o cliente
Para melhorar o atendimento e aumentar a proximidade com seu cliente, trabalhe com transparência e respeito às condições comerciais negociadas. Rapidez e facilidade de acesso às informações da operação são diferenciais que trazem segurança e visibilidade ao seu cliente. Você pode, por exemplo, disponibilizar para cada cliente, em um portal online, as informações do pedido ou cotação do frete, localização da carga e faturas. Quando sua transportadora se aproxima do negócio do cliente, com respeito aos prazos e qualidade nos serviços, fica muito mais fácil atingir indicadores logísticos favoráveis, reter e conquistar novos clientes.
#4 Mercado Internacional
As negociações internacionais entre importadores e exportadores dependem de operadores logísticos de transporte internacional e de operações portuárias. Para isso, é necessário que a transportadora amplie o seu quadro de atendimento e ao mesmo tempo o seu networking, nas principais cidades e terminais portuários e aeroportuários. Por isso, o planejamento para o aumento da produtividade nos serviços de agenciamento de embarques internacionais aéreos e marítimos de importação e exportação, em uma companhia de agenciamento de cargas com a transportadora, é fundamental.
#5 Crescimento com tecnologia
Para otimizar os processos da transportadora e ter informações sempre à mão, conte com uma solução tecnológica especializada em automação logística. Um sistema de informação para logística aderente as especificidades das transportadoras, trará benefícios como produtividade e segurança na tomada de decisão, gerando um crescimento consistente, com processos bem definidos e formalizados. Com integração logística, será muito mais fácil medir seus indicadores de logística, controlar detalhadamente os custos e a rentabilidade das operações. Com a automatização trazida por um sistema de informação para logística, você poderá dedicar mais tempo a assuntos estratégicos para garantir a competitividade da sua transportadora.
Atuar diretamente nesses pontos tão relevantes e influenciadores dos indicadores logísticos da sua transportadora será fundamental para a sustentação do seu negócio. Conte conosco para ajudar sua empresa com a automação logística necessária para o crescimento da operação!