Será que você está cobrando os clientes corretamente? Muitas vezes, quando as empresas crescem rapidamente elas perdem o controle financeiro. Dessa maneira, não conseguem implementar um bom controle de contas a receber, e fazer, por exemplo, a cobrança de juros das contas atrasadas.
Como evitar essa situação? É necessário fazer um acompanhamento dos recebimentos das contas bancárias e emitir relatórios de controle financeiro. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Como fazer a conciliação de pagamentos de clientes?
Quando uma empresa aumenta sua cartela de clientes ela também precisa aperfeiçoar o seu controle financeiro. Caso contrário, poderá ter um aumento da inadimplência e, como consequência, grandes prejuízos.
Mas como fazer isso?
Em primeiro lugar, deve-se definir a forma de cobrança dos clientes. Por exemplo: pode-se optar por boleto bancário, depósito ou cartão de crédito. Essas opções permitem que a equipe financeira faça um controle da entrada de dinheiro na conta da empresa.
Para facilitar esse monitoramento, é recomendável utilizar uma solução tecnológica especializada. Esse software deve ter entre suas funcionalidades: a gestão de pagamentos, vendas e registro das obrigações legais.
Com isso, o software fará a integração entre o sistema bancário e os dados da empresa. Então, o responsável pelo setor financeiro poderá importar facilmente as informações dos pagamentos dos clientes e conciliar os dados com os balancetes.
Como fazer o cálculo de juros?
A conciliação das informações permite que o gestor faça uma avaliação sobre os clientes que estão em atraso, quem são os bons pagadores e aqueles que já podem ser cobrados com juros.
O Código de Defesa do Consumidor informa que o cliente inadimplente não pode sofrer constrangimento em função de sua dívida. Contudo, podem ser cobrados juros sobre o valor devido. Em casos de financiamento, por exemplo, as multas de mora oriundas da inadimplência não podem ser maiores do que 2% do valor da prestação.
Por exemplo: uma prestação de R$ 1.000,00 que está em atraso, com 2% de multa, ficará R$ 1020,00. Agora, imagine se você ou sua equipe precisar calcular esses valores manualmente quando há 50 clientes inadimplentes?
O mais adequado é utilizar um sistema que faça o cálculo de juros automaticamente. Dessa maneira, evita-se a contratação de novos funcionários para fazer o acompanhamento dessa atividade.
Além disso, o próprio software permite o monitoramento dos impostos a serem pagos em determinada região, o que diminui a probabilidade de ficar em dívida ativa com a União.
Já quem não possui um bom software, por exemplo, pode fazer o cálculo utilizando uma planilha de excel. Contudo, a operação fica mais demorada, o que exige a contração de pessoas, aumenta a probabilidade de erros e dos custos da empresa.
Será que você está cobrando os clientes corretamente?
Diante dessa explicação, será que você está fazendo a cobrança correta dos clientes inadimplentes? Ao fazer a gestão de cobrança de maneira eficiente você evitará muitos problemas para a empresa.
Inclusive, ao cobrar juros sobre os atrasos você evitará que o mesmo cliente se torne um devedor constante. Essa medida simples contribuirá ainda mais para o crescimento do seu negócio.
O que acha de aproveitar as dicas e verificar se você está cobrando os clientes corretamente?
