As novas regras de bagagem, estabelecidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que entraram em vigor no ano passado, vieram acompanhadas de outras mudanças. Entre elas, a cobrança por serviços auxiliares, como alimentação durante o voo e uso de wi-fi, entre outros. Isso abriu novas oportunidades de negócio para as agências de viagens.
Assim como o resto da economia, o mercado de turismo vem se recuperando. No ano passado, o País registrou recorde de entrada de turistas estrangeiros: mais de 6,5 milhões. O Plano Nacional do Turismo 2018-2022, lançado pelo governo, prevê ampliar de 7 milhões para 9 milhões o número de empregos gerados pelo setor. Além disso, ampliar o número de turistas nacionais e internacionais e a receita gerada pelo setor.
Com estas perspectivas, as agências de viagens devem se preparar para alavancar suas vendas. Como fazer isso? Basta implementar a automação e se beneficiar com as mudanças!
Por que automatizar processos?
É inegável que a agilidade, assim como o aperfeiçoamento dos processos internos e externos de sua agência de viagens refletem diretamente no atendimento e na qualidade do serviço prestado ao cliente. Automatizar processos nada mais é do que racionalizar e otimizar as atividades que geram os resultados de uma organização. O principal objetivo de uma ferramenta de gestão de ERP (Enterprise Resource Planning) é agilizar a produção: reduzir o trabalho e o tempo utilizado para a execução, diminuir custos e substituir tarefas manuais.
A automação alia tecnologia da informação e o gerenciamento de negócios para otimizar resultados e contribuir para o alcance de objetivos globais. Quando implementada, garante, de forma geral, uma produção mais rápida, com mais qualidade, menos erros e lucro maior.
Os fatores que incrementam os resultados da implementação de uma ferramenta de gestão incluem:
- Agilidade na análise de dados: Quanto tempo você leva para gerar um gráfico a partir de uma planilha eletrônica? Com sistemas de gestão empresarial, o gestor de agência de viagens tem a seu dispor uma infinidade de informações relevantes em poucos segundos, livrando-se de toda a trabalheira de digitar e interpretar o que está em uma planilha, comparando com dados de outros documentos e unificando tudo em um formulário diferente.
- Otimização de recursos: Sua agência de viagens ainda trabalha com arquivos físicos, pastas e gavetas repletas de documentos? Pois tudo isso pode ser não somente reduzido, mas até desaparecer quando se implementa a automação de processos. Isto porque as informações passam a ficar concentradas em um único lugar. O resgate desses dados pode ser feito sempre que necessário, a partir de filtros inteligentes, que selecionam as informações de acordo com as necessidades do usuário.
- Comunicação mais rápida e assertiva: Se você depende de outros setores para ter acesso a algum tipo de informação e isso costuma demorar, com a automação de processos esse empecilho pode ser superado. Cada setor lança seus dados no sistema e a informação é automaticamente distribuída entre os processos. Assim você pode consultar qualquer informação incorporada no sistema, sem precisar pedir a ninguém.
- Controle de prazos e entregas: Com a utilização de um sistema integrado de gestão empresarial você passa a ter acesso aos prazos de cada setor. Ainda pode configurar lembretes para não deixar absolutamente nada passar em branco.
- Monitoramento de resultados: Acompanhar os resultados dos esforços é um dos processos mais importantes de toda e qualquer gestão empresarial.
A automação facilita ainda o gerenciamento dos processos de trabalho, integrando fornecedores, companhias aéreas, prestadores de serviços e clientes, desde o instante da venda até os lançamentos finais nas áreas financeira e contábil.
Vejas as funcionalidades oferecidas por uma ferramenta de gestão:
- Controle completo dos processos da Lei Kandir
- Configurações por cliente
- Integração de vendas
- Controle de comissionamento de fornecedores
- Gestão de acordo entre clientes e fornecedores de viagens
- Controles de comissões de colaboradores
- Controle de metas de clientes e colaboradores
- Gestão e controle de Fees
- Faturamento automático em diversos níveis
- Faturamento de todos os produtos em uma única fatura
- Faturas e boletos disponibilizados na web com controle de acesso
- Conciliação de faturas terrestres
- Workflow completo para controle de reembolso
- Gerenciamento dos principais cartões virtuais
- Controle de limites de crédito
- Módulo de controle total de consolidação
- Demonstração de Savings (Tarifa Cheia e Menor Tarifa)
- Controle de vendas para órgãos governamentais
- Controladoria
- Contabilidade
- Gestão fiscal
- SPED Fiscal e contábil
Com a integração total das atividades dos pontos de venda e automação dos processos, os agentes podem dedicar mais tempo ao atendimento e às vendas, resultando em melhoria na produtividade. Além disso, vai ajudar a reduzir o custo por transação, automação da conciliação, controlar incentivos e comissões das companhias aéreas, dispor de informações e troca de dados com mais rapidez e segurança
Percebeu como a automação em seus processos de negócios pode fazer toda a diferença e alavancar suas vendas. Mais que isso, pode representar uma carteira de clientes satisfeitos e fidelizados.
