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NIP e plano de saúde: por que as operadoras devem ficar de olho?

nip

Enquanto a transformação digital avança e proporciona novos modelos de gestão para os negócios, a legislação evolui para acompanhar os novos paradigmas. Isso também vale para o setor de operadoras de saúde, que precisam se atualizar sobre a NIP.

Graças à digitalização do mercado, os processos de gestão se tornaram mais simples, assim como os métodos de resolução de conflitos. Ao mesmo tempo, os consumidores ficaram mais exigentes e cientes sobre seus direitos.

Atenta a esse processo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou a NIP plano de saúde. Trata-se de uma plataforma online na qual os beneficiários podem registrar suas eventuais queixas, que são repassadas automaticamente às operadoras. 

Essa ferramenta serve para agilizar o atendimento e melhorar a experiência dos clientes. Ao mesmo tempo, ela também visa a beneficiar a gestão de operadoras de saúde. Por isso, é imprescindível compreender seu funcionamento e como gerenciá-la.

Neste artigo você entenderá o conceito de NIP, suas funções, relações com os planos e operadoras de saúde, além das atualizações na legislação.

O que é NIP?

NIP é a sigla para Notificação de Intermediação Preliminar. Como o termo sugere, é um “aviso prévio”, em que os beneficiários de planos de saúde podem registrar suas queixas de forma pré-processual.

Como citamos, esse canal da Agência Nacional de Saúde Suplementar permite que os consumidores reclamem diretamente sobre negativas ou reivindiquem seus direitos perante qualquer conduta que julguem inadequada das operadoras.

Por ser um tipo de notificação preliminar, o objetivo principal da NIP é solucionar conflitos de maneira prática e rápida. Isso vale tanto para os beneficiários dos planos quanto para as administradoras de benefícios.

Inclusive, como a ferramenta simplifica a solução de impasses e permite que as empresas se retratem com os usuários antes que ocorram processos administrativos ou judiciais, ela também otimiza os processos de fiscalização da ANS.

Outro ponto de suma importância é que a NIP ANS minimiza os conflitos com os usuários ainda na esfera administrativa. Dessa maneira, ela contribui significativamente para reduzir a judicialização da saúde.

Já em relação às operadoras, a NIP ANS ajuda a mapear os pontos que mais têm reclamações dos usuários. A partir disso, a gestão pode efetuar um melhor controle de qualidade e estipular melhorias mais assertivas em seus processos.

Portanto, mais que acelerar a resolução de problemas e melhorar a experiência dos usuários, a Notificação de Intermediação Preliminar impacta a sinistralidade dos planos, a excelência dos serviços e sua gestão financeira. 

Qual é a função da NIP?

Como você pôde ver, a NIP visa a aprimorar a mediação entre as operadoras de saúde e seus beneficiários. Para isso, ela disponibiliza um canal de notificações online ou por telefone, que objetiva solucionar os conflitos em curto prazo.

Basicamente, a NIP atua como um instrumento pré-processual. Ou seja, ela evita que os usuários adotem medidas drásticas caso tenham problemas com seus planos. Entre seus principais objetivos destacam-se:

  • Resolução de conflitos sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário;
  • Acelerar a resolução de impasses e aprimorar a experiência dos usuários;
  • Otimizar os processos de fiscalização e auditoria das operadoras perante a ANS;
  • Entender e analisar as principais demandas e reclamações dos beneficiários;
  • Favorecer a eficiência e a implementação de melhorias na gestão dos planos;
  • Agregar mais legitimidade e transparência às ações regulatórias da ANS;
  • Influenciar o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) das operadoras;
  • Otimizar a gestão financeira, a qualidade dos serviços e a redução de sinistralidade.

Depois de conferir o conceito de NIP e suas principais funções, é importante se aprofundar sobre as influências dos planos de saúde e as atualizações na legislação. Confira os detalhes mais importantes nos itens seguintes. 

Benner Live Tech: Gestão de Nips

Como a Tecnologia pode ajudar na Gestão de NIPS
em Operadoras de Saúde.

A relação entre a NIP e o plano de saúde

Para entender melhor essa relação, antes de mais nada é preciso apresentar as duas formas existentes de classificações para a NIP, são elas: 

  • NIP assistencial: é a notificação que trata de assuntos de qualquer restrição de cobertura de procedimentos em planos de saúde, isto é, quando uma operadora se nega a realizar um atendimento previsto no plano pago pelo beneficiário. Essa NIP deve ser respondida em até 5 dias. 
  • NIP não assistencial: notificação relacionada a outros assuntos que não entram na questão de cobertura. Nesse caso, a NIP ocorre se o beneficiário for diretamente afetado pela conduta da operadora. Essa NIP deve ser respondida em até 10 dias. 

Nesse contexto, a NIP pode acarretar diversos problemas que afetam a sinistralidade dos planos de saúde e sua gestão financeira. Por isso, é de suma importância que as operadoras se atentem ao atendimento e à resolução de problemas com beneficiários antes de ser gerada uma NIP

Vale ressaltar que a NIP não deve ser vista como mais um problema, mas sim como um alerta. Ou seja, reclamações semelhantes de beneficiários podem indicar um problema recorrente a ser solucionado com presteza, evitando outros contratempos. 

Apesar de já ser bem estabelecida, a NIP não foi sempre igual. Veja a seguir as mudanças que ocorreram.   

O que mudou com a Resolução Normativa 388? 

Antes chamada de Notificação de Investigação Preliminar, a atual Notificação de Intermediação Preliminar foi instituída pela ANS no ano de 2010, por meio da Resolução Normativa (RN) 226. 

Nesse primeiro momento, era válida apenas a NIP assistencial. Ou seja, sua aplicação era voltada somente às questões de cobertura do plano de saúde. Além disso, a adesão a ela não era obrigatória. 

Já a partir da Resolução Normativa 388 da ANS, a classificação de NIP não assistencial passou a vigorar, bem como a obrigatoriedade na adesão por parte dos planos de saúde.

Assim, com o novo modelo de notificação, a ANS passou a fiscalizar e contribuir com a resolução de conflitos de maneira mais eficaz. De acordo com a própria entidade, hoje a NIP possui porcentuais de resolutividade acima de 90%. 

A RN 388 foi lançada em 2015. Nesse mesmo ano, o fluxo das notificações tornou-se automático. Isso agregou mais agilidade e eficiência ao processo. Além disso, a ANS criou o Espaço do Consumidor, no qual os beneficiários agora podem acompanhar suas solicitações.

Como a NIP impacta na gestão das operadoras de saúde? 

Em primeiro lugar, a Notificação impacta na imagem das operadoras. Afinal, uma empresa que já tenha recebido muitas notificações pode se tornar malvista pelos beneficiários. Inclusive, isso pode provocar a desativação de planos e perda de novos usuários, que preferem não ter custos altos com planos.  

Ademais, a NIP também pode gerar multas, especialmente em casos de não atendimento nos prazos estabelecidos para a resposta – 5 dias para NIP assistencial e 10 dias para a não assistencial. Essas multas causam um impacto negativo no controle das finanças da operadora.

Assim, para garantir que uma NIP não ocorra, recomenda-se repensar os processos internos e procurar antecipar possíveis problemas. Isso pode ser feito com uma revisão estratégica que olhe para as principais reclamações dos beneficiários e procure maneiras de melhorar essas questões. 

Saiba mais: Live Tech Benner Gestão de NIPs para operadoras de saúde.

Ainda pensando em aperfeiçoar processos internos, implantar um sistema de gestão de plano de saúde é uma opção bastante viável, porque com ele você consegue:

  • Controlar o fluxo de caixa;
  • Cumprir as obrigações da ANS;
  • Controlar a sinistralidade;
  • Obter indicadores de desempenho da equipe e qualidade do serviço prestado. 

Além de investir em saúde digital, também faz toda a diferença contratar um serviço de BPO. Com ele você acelera a modernização da gestão do seu plano com o apoio dos melhores especialistas.

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