10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, Ignition, Lift off, Launch confirmation!!!

Literalmente um foguete! Essa é uma versão que vem para ficar na história! Os primeiros passos foram dados lá em 2018, e hoje, definitivamente damos um salto!

A chegada do .NET Core possibilita que as regras de negócio rodem em multiplataforma, além disso a escalabilidade em nuvem proporciona uma flexibilidade aos clientes e usuários da tecnologia, é possível mesclar parte do sistema rodando localmente e outra parte na nuvem, tendo como principais benefícios:

  • Melhor administração dos recursos de nuvem, contratando os serviços sob demanda;
  • Possibilidade de rodar em Linux ou Windows, barateando os custos de infraestrutura;
  • Melhor gestão dos serviços do BTL, que agora podem ser agendados e até mesmo filtrados em múltiplos servidores;
  • Melhoria da performance dos servidores, consumindo menos recurso e otimizando o processamento.

Como tudo isso é possível?

Entregamos uma série de melhorias nos processos e componentes que possibilitam que essa mágica aconteça, dentre eles, destacamos:

  • BBB – Benner Business Broker: É o motor de gerenciamento das filas do novo Worker. Framework de mensageria que integra com facilidade diferentes sistemas. Conecta diferentes micro aplicações. É assíncrono e aderente a alguns dos melhores brokers de mensageria do mercado.
  • Worker .NET Core: O novo Worker é uma tecnologia avançada de execução de tarefas em segundo plano. Com escalabilidade elástica permite implementações em nuvem (Kubernetes). Totalmente integrado com o BBB, é o responsável pelo consumo dos processos enfileirados.
  • BEF .NET Core: Os recursos do BEF serão incrementados gradativamente a medida que os produtos forem demandando. Novo serviço de entidades padrão dos ORMs de mercado, permitirá que a regra de negócio seja executada em múltiplas plataformas além de ser totalmente escalável.
  • BOA – Benner Open API: É uma iniciativa da Guilda de Mobile, sua finalidade é a padronização das APIs dos Sistemas Benner seguindo as boas práticas e padrões do mercado: autenticação, autorização, estruturação, paginação, filtros, verbos HTTP e códigos de retorno.

Recomendamos que a partir deste momento, os produtos desenvolvam suas novas rotinas em .NET Core, bem como os processos antigos e que necessitam de manutenção, sejam avaliados para verificar a possibilidade de migração. Juntos, podemos cada vez mais melhorar nossos sistemas!

Para facilitar a vida dos desenvolvedores, a tecnologia já está entregando duas melhorias totalmente escritas em .NET Core: O envio de e-mails e a limpeza de LOGS, esse último inclusive, pode ser herdado pelos sistemas facilitando o desenvolvimento.

Melhorias na performance

Além de entregar o novo .NET Core, melhoramos significativamente a performance da tecnologia, fizemos alterações que impactam a forma com que as coisas acontecem, são elas:

  • Novo cache de autorização: Reestruturamos o cache de autorização reduzindo os acessos ao banco de dados, como resultado, temos uma maior fluidez na navegação do sistema.
  • Cache de macro: As macros complexas e mais utilizadas agora podem ser carregadas na inicialização do provider. É possível configurar quais tabelas serão carregadas na inicialização, evitando que esse tempo de carregamento seja percebido pelos usuários.
  • Campos lookup: Alteramos a tradução dos campos lookups no WES, traduzindo-os em uma única query. Com isso temos menos trafego de rede, menos utilização de banco de dados e um ganho significativo de performance, especialmente nos formulários com muitos campos.
  • ANSI_NULLS para SQL Server: Compatibilizamos a forma de acesso ao SQL Server utilizando os padrões sugeridos pela Microsoft. Paralelamente identificamos que essa alteração pode gerar ganhos SIGNIFICATIVOS de performance.

Juntamente a isso, liberamos nosso roteiro para análise de performance, com ele é possível verificar os requisitos que podem impactar a performance do ambiente, ele pode ser usado por qualquer usuário, desde o mais iniciante até o mais avançado, é uma ferramenta fantástica de autodiagnostico.

Bônus!

Além de todas essas liberações, essa versão ainda tem melhorias na segurança:

  • Atualização para MSXML6.DLL: Atualizamos a biblioteca msxml4.dll para a versão mais recente: msxml6; eliminando vulnerabilidades de segurança e mitigando ataques cibernéticos.
  • Remoção do Microsoft WSE: Removemos todas as referências do arquivo Microsoft.Web.Services3.dll nas soluções da Tecnologia, utilização desta biblioteca estava relacionada a um serviço descontinuado.

Mas não só de melhorias na segurança podemos viver! Ainda trazemos novidades importantes como:

  • Autorização de APIs: Novo mecanismo de autorização para APIs, substituindo a autorização de Componentes de negócio. Agora todo o contexto do negócio é autorizado apenas na rota da API.
  • Feedback Visual no WES: Novos indicadores visuais de status para as tarefas e processos disparados por BTL. Também apresentamos visualmente o nome da empresa e filial na barra inferior do WES.

Para onde nosso foguete vai?

Tudo isso que vimos até agora, é apenas uma etapa de tudo que ainda está por vir! Nosso radar é enorme e muita coisa legal vem por aí. Para dar um gostinho fica uma listinha de coisas que estamos de olho:

  • Autenticação centralizada
  • Melhorias no processamento assíncrono do Worker
  • Monitoramento
  • Melhoria de performance (você achou que pararíamos por aqui?!)
  • Segurança
  • Sincronização dos produtos desacoplados
  • Novos serviços
  • BEF sem Delphi
  • Fachada de serviços
  • Novos modelos de LIC
  • Melhoria do LOG

Quem faz isso acontecer

O verdadeiro time de artistas que faz a coisa acontecer, sem eles nada disso seria possível Anderson TomazAugusto FerboninkDanilo Pereira da SilvaDanton Cavalcanti Franco JuniorDiuari MolinariEnzo GiacomelliFilipe JacomozziGerhard Roger NackGustavo GonçalvesJulio RodriguesLarson Kremer VicenteLuciano FronzaMarcos Salazar BragaMatheus Silva RibeiroOclécio Vincenzo Di Benedetto JuniorPaulo Henrique e Robson Gripa

Mas ainda temos todo o time da Benner que direta ou indiretamente participa desse processo. Por isso, fica nosso convite: “Use e abuse da tecnologia 23.0, escreva suas novas regras em .NET Core – reescreva as antigas também 🙂 – e acima de tudo, venha conosco, sua sugestão é de extrema importância para o desenvolvimento de futuras versões”. Junte-se a nós!

Saiba mais na nossa página de liberação.

Um forte abraço de todo o #TimeTec.

#tecnologia #microsoft #trabalho #sql #novidade #lançamento #benner #simplesassim

Compartilhe
Autor
Leia mais
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *