De onde surgiu o ScriptUI?
Nos primórdios da Benner (lá no tempo do Runner – Desktop), as regras de interface eram baseadas nas macros de tabelas através dos eventos de campo ou eventos de tabela por exemplo. Na evolução para o WES 2006, algumas poucas funcionalidades foram implementadas para visibilidade de campos com algumas condições simples, entretanto, ainda bem limitado. No WES atual, existem muitas possibilidades de customização de interface, como conceito de visão, script Phyton, onChange de campos dentre outras possibilidades.
Com a migração dos produtos do Runner para o WES (WEB), as funcionalidades foram migradas para essa nova plataforma, evitando duplicidade de códigos e padronizando os comportamentos dos sistemas WEB/Desktop. Com isso o ScriptUI permite alterar os aspectos visuais da interface enquanto o usuário interage com a aplicação.
Como faço para usar?
Se você não conhece nada sobre ScriptsUI, no treinamento da tecnologia, há um vídeo falando exclusivamente disso, dá uma conferida:
Além disso, na Wiki á uma documentação bem completa, você pode acessar clicando aqui.
E para fechar com chave de ouro, o Fabiano Borges (RH/Blumenau) juntamente com o Claudio Massao Uyeno (AG/Maringá), gravaram um BE.TECH que trata do assunto, no evento, eles apontam casos reais de uso, além de trazer uma série de dicas para problemas do dia a dia. Se você perdeu o evento, ele está gravado e pode ser visto abaixo:
Espero ter ajudado com esse post, se precisar de algo mais, o time da tecnologia está aberto a receber dicas, críticas e sugestões.
Um forte abraço e até o próximo post! 🙂
Danton C Franco Junior
#TimeTec