O que é o Benner Integrator?

O Benner Integrator, ou simplesmente Integrator, é uma ferramenta destinada para integrações com sistemas Benner, muito utilizado em cargas iniciais e importações cotidianas, implantações e migrações de dados. Ele faz parte dos produtos Benner de forma nativa, sem necessidade de licenciamento adicional.

Executa as regras de negócios e uma informação inserida pelo Integrator é exatamente igual a uma informação inserida pelo usuário diretamente no sistema, ou seja, todas as regras de negócio são garantidas pois o engenho de execução é o mesmo para todos os casos, garantindo a integridade do dado integrado.

Trabalha com filas de integração, que podem ser processadas em horários específicos, com um processo de gestão destas filas. Monitora pastas e inicia a integração automaticamente quando novos arquivos são gravados, isso garante que novos arquivos colocados dentro da pasta sejam integrados de forma automática.

Possui um formato próprio e permite que sejam inseridos conteúdos em campos específicos do cliente, não trabalhando apenas com o metadado do produto, mas com o contexto da aplicação. Possui também, um conversor de arquivos que permite importações a partir de arquivos texto (DAT, CSV), adaptando às várias necessidades.

Importante salientar, que o Integrator não exporta ou expõe informações para outros sistemas, ele apenas importa dados para dentro dos sistemas Benner. Tendo necessidade de exportação, cada produto, cria as rotinas e APIs para esse tipo de integração.

Integração por Arquivo, Quem Usa?

Depende muito da situação, muitas vezes as integrações podem ser feitas utilizando APIs, contudo, nem sempre a vida é tão fácil. Imagine o seguinte cenário:

Necessidade de integração com um sistema legado, entretanto, esse sistema legado não possui mais um fornecedor antigo, tampouco temos a disponibilidade de acesso ao código fonte. Somando-se a isso, o custo de implantação de um service bus é extremamente alto e incompatível com o budget do projeto de integração. A única funcionalidade disponível é a exportação dos dados da base através de arquivos CSV.

Esse é um exemplo típico de aplicação do Integrator, para isso, é importante entender a arquitetura do Integrator.

Arquitetura do Integrator

O Integrator usa alguns componentes para atingir o objetivo final, são eles:

  • BServer: Serviço de Windows que garante a autenticação de usuários garantindo a segurança, monitorando as conexões fornecendo o contexto do banco de dados e sistema.
  • Integrator: Não é comum ter instalado nos ambientes de desenvolvimento, sua instalação é feita quando da necessidade de usar integrações (instalado através do intsrv.exe). É responsável pelo servidor de mensagens (recebendo, armazenando e disponibilizando as mensagens necessárias para a integração), processa o banco de dados, convertendo os registros inseridos na base de dados do Integrator em mensagens. Por fim, processa os arquivos de integração.
  • Provider: Persiste os dados na base de dados rodando as regras de negócio garantindo todo o contexto de negócio no dado inserido.
  • Server Manager: É a interface para comunicação, configuração, apresentação de logs, evidência de erros, etc., possibilitando assim uma administração sobre o processo de integração como um todo.

Fique atento, pois é importante ter uma conta de integração configurada.

Para Saber Mais

Temos material na Wiki que ajudam a entender e configurar o Integrator:

Além disso, o Luciano Fronza apresentou um BE.TECH com os conceitos e muita mão na massa, confira:

Gostou deste post? Deixa seu comentário contando pra gente o que está achando do nosso conteúdo! Te vejo na próxima publicação, um abraço,

Danton C. Franco Junior

#TimeTec

Compartilhe
Autor
Leia mais
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *