Azure DevOps

Este artigo é um resumo do nosso BE.TECH #26. Como foi um evento bem mão na massa, o melhor é assistir (vídeo disponível no final do artigo) e ver como foi a prática. Seguimos apenas destacando alguns conceitos importantes.

Uma visão arquitetural

Atualmente a arquitetura integra desde a parte de dev, com servidores (configurados com o Terraform), ambientes de desenvolvimento onde o dev realmente tem acesso, servidores de banco de dados (Oracle, SQL Server e PostgreSQL) todos em docker. Uso de Sonar, Git para gerenciamento do código, pipelines para execução (CI/CD). Tudo integrado com o boards. Além disso todo o processo de execução provê notificações através do Teams ou Webhook.

Em fase final de implantação estão sendo feitas as integrações com o Cloud Provider, para permitir a liberação do processo de pipeline já dentro do OCI na nuvem.

Terraform

É uma estrutura de automação como código, que facilita muito a criação de ambientes (máquinas), utilizando receitas com todas as configurações necessárias através de arquivos. Isso facilita e agiliza a criação de máquinas novas.

Resumidamente, temos todo o processo de infraestrutura como código IaC.

Pipelines

As pipelines podem ser criadas utilizando arquivos YAML ou a ferramenta do próprio Azure DevOps para isso, o Classic Editor. Importante salientar que o Classic Editor, não possui todos os recursos disponíveis, uma dica é usá-lo para aprender o básico e depois explorar mais funcionalidades através da documentação.

Para saber mais

Nossos especialistas Luiz Gustavo de Lima & Bruno Fernandes gravaram um BE.TECH 100% mão na massa! Mostrando os processos, criação de máquinas e um pouco da pipeline. Para assistir, acesse o vídeo abaixo:

Além disso, a documentação da Microsoft é fundamental para que você se desenvolva no Azure DevOps. A página principal da documentação oficial pode ser encontrada aqui.

Gostou deste post? Deixa seu comentário abaixo, conte pra gente o que está achando do conteúdo do nosso blog! Te vejo na próxima publicação, um abraço,

Danton C. Franco Junior

#TimeTec

Compartilhe
Autor
Leia mais
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *