Tecnologia para Nuvem

Conheça o mapa desta jornada

Tecnologia 18.1

  • Compatível com Windows Server Core 2016
  • Instalação e atualização simplificada
  • Interface por linha de comando (CLI)
  • BDoc para nuvem (Amazon S3)

Tecnologia 18.2

  • Compatível com containers
  • Sem afinidade de sessão (stateless)
  • Monitoramento para nuvem

2019

Tecnologia 19.0

  • Serviço de identidade centralizado
  • BTL para nuvem (mensageria e container)
  • Otimização e performance
  • Compatível com PostgreSQL

Tecnologia 19.1

  • BEF sem Provider
  • Independente de BServer

BDoc para nuvem

dark and light

BDoc para nuvem

Agora você pode utilizar o Amazon S3 para armazenar seus arquivos de BDoc diretamente na nuvem e parar de se preocupar com disco e backup.

É muito simples. Você adiciona uma nova pasta no BDoc apontando para a Amazon e nem precisa se preocupar com a migração dos arquivos antigos.

Saiba mais.

WES Command-line interface

WES Command-line interface

O WES ganhou uma interface por linha de comando (CLI). Com ela é possível configurar o aplicativo, instalar e validar artefatos, gerar as páginas, limpar caches e automatizar tudo isso com scripts. É útil na instalação, administração e até na integração contínua.

Saiba mais.

dark and light

Escalabilidade e alta disponibilidade é com containers

Server Core 2016

O WES agora roda em Server Core 2016, um mini Windows Server, mais leve, mais rápido, mais escalável e muito mais fácil de administrar.

Containers Docker

Já testamos o WES em containers. Para ficar 100% ainda temos que evoluir o monitoramento, mas você já pode iniciar seus testes com esta versão.

COM Free

O WES não depende mais de registro e configurações COM. O Provider agora faz parte do pacote do WES e é acionado diretamente, simplificando a instalação.

Independência

Sem registro COM, você também pode ter mais de uma versão de Provider rodando no mesmo servidor e atualizar cada um deles independente, sem impactar os demais.

Assistente Virtual

Converse com os sistemas Benner via Google Assistant

API

Para que o assistente trate de assuntos do sistema ele precisa ter acesso à essas informações, e isso é feito por um serviço. Disponibilizamos uma API para facilitar a construção deste serviço no seu sistema. Saiba mais.

Quem está falando

Usuários do assistente virtual são identificados como usuários do sistema, permitindo uma interação personalizada. No serviço essa identificação é transparente. Saiba mais.

Interface de chat

Além de utilizar o Google Assistant em seu celular, o usuário pode conversar com o assistente no WES através de uma interface de chat. Esta interface é ativada por configuração. Saiba mais.

WES

Web Enterprise Suite

Widget de mapas

dark and light

Widget de mapas

Um novo widget torna muito simples exibir mapas nos sistemas Web. O mapa pode mostrar um ou mais pontos em destaque, suporta filtros e relacionamento com outros widgets. Tudo isso sem custo algum. Estamos utilizando o OpenStreetMap, que é a mesma solução utilizada pelo Nubank e pelo Foursquare.

Saiba mais.

Página de warm-up

Página de warm-up

Enquanto o WES está iniciando passa a ser exibida uma página de carregamento do aplicativo. Além de deixar claro o que está acontecendo, evita que ocorram erros causados pelo acesso concorrente enquanto a aplicação ainda não está pronta.

dark and light

Melhorias nos editores

dark and light

Melhorias nos editores

A área de propriedades agora acompanha o scroll da página, o que facilita o trabalho em formulários com muitos campos. Além disso, esta área pode ser minimizada.

As propriedades do campo e as propriedades gerais também estão mais acessíveis. Elas foram organizadas em tabs.

Outras novidades do WES

Inovação e produtividade com APIs

Aplicativos móveis, assistentes virtuais, BPM, micro serviços. Tudo isso depende de APIs.

Catálogo de APIs

dark and light

Catálogo de APIs

Um catálogo de APIs está disponível no WES, simples, intuitivo e sempre atualizado. Adotamos o Swagger, que é uma solução de mercado amplamente utilizada e que vai muito além da documentação. O Swagger cobre todo o ciclo de desenvolvimento de APIs, do design ao teste, sem necessidade de escrever código fonte.

Boas Práticas

Boas Práticas

Disponibilizamos diretrizes e boas práticas para construção de APIs com dicas de arquitetura e exemplos de código, visando garantir a longevidade dos nossos produtos.

Conheça a documentação ou assista o vídeo ao lado.

Confira outras novidades

BEF: Lambda Expressions

BEF: Lambda Expressions

Com expressões lambda é possível executar consultas no banco de dados sem utilizar SQL. Entre os diversos benefícios, as expressões lambda melhoram a legibilidade do código, facilitam a escrita de testes unitários e os erros de sintaxe são detectados em tempo de compilação.

As expressões lambda são traduzidas automaticamente para SQL pelo BEF, garantindo acesso otimizado aos dados.

Saiba mais.

Builder: Artefatos versionáveis

Builder: Artefatos versionáveis

As estruturas das tabelas e das interfaces desktop que são definidas no Builder agora podem ser versionadas no Git. Além do histórico de quem fez cada alteração e por que, facilita o processo de revisão e a utilização de branches.

Ativando a geração de artefatos, todas as estruturas criadas na ferramenta são refletidas em arquivos XML legíveis e versionáveis. Estes artefatos são utilizados para replicar as alterações nos demais ambientes.

Saiba mais.

dark and light

Contribuições

Tivemos várias participações especiais nesta versão. Obrigado, galera!

Bruno Silva Benner Cloud

Docker containers

Marcelo Lopes DevOps

Builder: Artefatos versionáveis

Otávio Fevereiro Logística

BEF: Lambda Expressions

Marlon Maçaneiro Turismo

Performance