Embarque nos Containers

O melhor jeito de ir para nuvem

Os sistemas Web da Benner agora rodam em containers.

O WES e o BTL estão compatíveis com o Windows Server Core 2019, versão recém lançada pela Microsoft e que leva sua plataforma a participar desta revolução protagonizada pelos containers.

2019 é o ano que o Windows invade a containerlândia.

Dan GarfieldForbes Technology Council

Por que Container?

Pequeno e Econômico

Containers são muito menores do que as máquinas virtuais. Eles compartilham o kernel do sistema operacional da máquina host, o que aumenta a eficiência e reduz custos de servidor.

A Microsoft não exige licença no container, apenas na máquina host, e lançou o Server Core, uma opção compacta de Windows Server.

Automatizado

Subir um container é rodar um comando, adicionar mais um container ao cluster é outro comando, e tudo está pronto em poucos minutos. Um container é criado a partir de uma imagem Docker, e esta imagem é gerada por um script Dockerfile. Isso tudo pode ser automatizado com scripts. É infraestrutura como código.

Consistente

Garante a integridade dos ambientes. Um container em produção é exatamente igual ao container que foi utilizado na homologação. O container que roda no cliente ou na nuvem é igual ao container que roda na máquina do desenvolvedor. Isto significa menos problemas e menos suporte.


Em Qualquer Lugar

Os containers podem ser executados em praticamente qualquer lugar: servidores locais, máquinas virtuais ou físicas, na máquina do desenvolvedor, em data centers ou em nuvem. A ampla popularidade do formato de imagens Docker ajuda ainda mais na portabilidade e evita a dependência de um fornecedor (vendor lock-in). Container é multi-nuvem.

Padrão de Mercado

Docker se tornou um padrão de mercado para containers, e containers são a forma moderna de lidar com infraestrutura. Não é uma solução caseira, é algo que os times de infra já conhecem e que estão preparados para lidar. Reduz a resistência e a necessidade de treinamentos e suporte.

Escalável e Elástico

Ter alta disponibilidade e escalabilidade com containers e Kubernetes fica muito mais simples, na nuvem ou na infraestrutura particular. Containers podem ser iniciados e interrompidos rapidamente, de forma elástica e transparente.

Como Funciona?

Nossa Arquitetura para containers

Mapa da nossa jornada para Nuvem

Tecnologia 18.1

  • Compatível com Windows Server Core 2016
  • Instalação e atualização simplificada
  • Interface por linha de comando (CLI)
  • BDoc para nuvem (Amazon S3)

Tecnologia 19.0

  • WES compatível com containers
  • Sem afinidade de sessão (stateless)
  • Monitoramento e diagnóstico centralizado
  • Compatível com Windows Server Core 2019
  • BTL compatível com containers

Sistemas Web da Benner

  • Compatíveis com o Redis
  • Liberando imagens Docker

Tecnologia 19.1

  • BServer em container
  • Otimização e performance

WES + Vue.js =

Vue.js

Deu match!

O WES incorporou o Vue.js, um framework JavaScript que facilita a construção de interfaces web ricas. Leve, simples, muito poderoso e com uma excelente documentação, ele tem sido adotado por diversas plataformas modernas.

Saiba mais


Jest

Código seguro, faça testes

Se vamos fazer componentes Vue.js, não podemos deixar esta parte sem testes automatizados. O WES incorporou o Jest, um framework para implementação de testes em JavaScript que interage muito bem com o Vue.

Saiba mais

API JavaScript

A API JavaScript do WES foi revista e aperfeiçoada para melhorar a interação entre os componentes Vue.js e os componentes do WES. Interface rica é client-side, e o WES está indo nesta direção.
Saiba mais.

ECMAScript é com o Babel

Adotamos também o Babel, o mais famoso transpilador do mercado. Ele permite que você programe com ECMAScript 6 sem se preocupar com compatibilidade entre browsers.

BEF One Layer

Business + Presentation

Agora sim!

A mesma Entidade, em todas as camadas.

Simples assim!

A entidade que roda na camada de apresentação passa a ser a mesma que roda na camada de negócio, não há mais distinção. Isso acaba com a confusão de ter duas DLLs diferentes com o mesmo nome.

Saiba mais


Novidades na API

Funcionalidades extras na camada de apresentação.

Com o BEF One Layer é possível utilizar Lambda Expressions, FetchMany e DataReader na camada de apresentação. Também foram feitas mudanças nas APIs para facilitar a escrita de código testável

API C#

Outras Novidades