-
CONHEÇA ATECNOLOGIA 22.1Confira as novidades
Evoluímos visualmente as interfaces com referência nas versões mais recentes do Metronic,
com objetivo de definir um padrão e manter a consistência visual em diferentes produtos.
Para isso, criamos o nosso Design System que é composto por Style Guide com a documentação visual,
orientações de uso, boas práticas e princípios que guiam o desenvolvimento das interfaces.
As principais mudanças foram nas cores, formatos, tamanhos, espaçamentos, margens, bordas,
posicionamentos, ícones e fontes. Confira abaixo algumas delas.
Alguns produtos utilizam o MENU no topo na horizontal, o problema é quando existem muitos itens no menu que acaba
ocultando os itens, sendo necessário passar o mouse sobre o item mais para exibir na vertical.
A proposta é que os menus fiquem posicionados ao lado esquerdo da tela na vertical.
Melhorando na navegação, facilitando encontrar dentro dos grupos de categoria e seus subitens.
Também foram ajustadas cores melhorando o contraste e aumentada a largura para melhor espaçamento dos ícones e textos.
Nas versões anteriores os botões eram alinhados à esquerda, impedindo um melhor posicionamento nas páginas. Agora os botões foram alinhados à direita na mesma altura do título do card, melhorando a diagramação e uso dos espaços nas páginas. Também foram posicionados à direita os botões de ações dentro da lista de tabelas, tornando a leitura na ordem correta e deixando o processo mais eficiente.
Outra mudança foi no formato dos botões e definições das cores primárias, secundárias, informativa e suas variações.
A maior vantagem em definir padrões e manter a consistência nas interfaces são dos usuários estarem familiarizados com os componentes e conhecer o seu uso, melhorando a eficiência e sua experiência.
Por esse motivo foram definidos vários comportamentos dos elementos, como o de selecionar o campo, campo obrigatório, seletores, placeholder, checkbox, radio button e switch. Os labels devem ficar posicionados no topo dos campos, pois na frente do campo eles ocupam mais espaço. Também é recomendado usar o comprimento do campo de acordo com a quantidade de caracteres.
O WES agora conta com a versão PRO do Font Awesome com mais de 19mil opções de ícones e diferentes conjuntos
nos estilos Duotone, Light, Regular, Solid, brands e Thin. Isso traz uma melhora significativa para o design de interface
e usabilidade.
Os ícones podem ser facilmente encontrados no site da Font Awesome.
Para alteração em escala, foi desenvolvida uma ferramenta que lê o código fonte e troca suas classes pelas novas.
Maior controle na definição de prioridade das tarefas pelo desenvolvedor. O Worker permite que tarefas mais prioritárias furem a fila para que sejam executadas antes de outras que geram muitos tickets. A definição é feita com o método WithPriority.
Agora é possível definir um período de atividade diário na instalação do Worker. Dessa maneira é seguro desligar um servidor fora desse período e gerar economia de recursos, mais máquinas podem ser adicionadas durante os horários de pico e removidas durante os períodos de menor volume de processamento.
O Worker passa a contar com uma pool de providers dinâmica, dessa maneira os providers são acionados apenas sob demanda e economizam recursos do servidor. Tal comportamento pode ser habilitado na instalação do serviço e permite que diversos Workers de sistemas distintos possam coexistir em um mesmo servidor, com isso os recursos de hardware são melhor aproveitados.
Além do armazenamento nativo e no AWS S3, o Benner Documents (BDoc) agora pode também ser utilizado com o serviço de Bucket do Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Saiba mais.
Novas dicas de performance foram adicionadas ao monitoramento do sistema. Agora é possível definir tempos para espera na fila e execução no provider do WES, com isso serão gerados logs de todas requisições do WES para o provider que excederem esses tempos. Saiba mais.