Benner Softwares de Gestão

Política de Privacidade | Suporte Técnico | Customer Success | Trabalhe Conosco | 11 2109-8500
Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
Benner
Menu
  • Produtos
    • ERP
    • Jurídico
    • Logística
    • Recursos Humanos
    • Saúde
    • Turismo
  • Sobre
    • A Benner
    • Eventos
  • ESG
  • Blog
  • Seja um Canal
  • Cases de Sucesso
  • Fale com os nossos especialistas
  • Já é cliente e precisa de suporte?
  • Falar pelo WhatsApp

Você sabe avaliar qual a maturidade digital do seu RH?

  • Recursos Humanos
  • outubro 31, 2022
maturidade digital

Aderir à revolução tecnológica que há anos dita os rumos do mercado é uma medida inevitável para as organizações que desejam relevância. Por isso, atingir a maturidade digital é uma demanda crescente para os setores de Recursos Humanos.

Afinal, ter uma cultura inovadora e processos digitalizados é o primeiro passo para acompanhar o dinamismo do cenário competitivo e atender às novas exigências dos consumidores. 

Contudo, a tecnologia não gera benefícios sozinha. Tudo depende dos recursos humanos que a operam.

Mas o que significa maturidade digital exatamente? Por que ela é tão importante para os negócios atuais? Como medi-la? Quais seus impactos sobre o RH? Entenda os detalhes mais importantes que você precisa saber sobre o tema ao longo deste artigo.

O que é maturidade digital? 

A transformação digital no trabalho já é uma realidade que influencia significativamente a competitividade das empresas. Diversas tecnologias hoje ditam essa tendência, desde a automação dos processos corporativos, até a inteligência de dados para a tomada de decisão.

Independentemente da ferramenta ou sistema utilizado, o mercado exige níveis cada vez maiores de agilidade, assertividade e adaptabilidade. Ao mesmo tempo, os consumidores estão mais exigentes e as mudanças de paradigmas, mais ágeis.

Em um contexto marcado pela crescente digitalização das empresas, é evidente que aquelas organizações com maior capacidade de aderir aos novos padrões tecnológicos e de adaptar-se às suas tendências conseguem sair na frente das demais.

Nesse sentido, a maturidade digital se refere justamente aos negócios que têm sua própria infraestrutura digital, que mantêm uma sólida cultura de inovação e que conseguem se adequar aos desafios dessa nova realidade com a agilidade necessária. 

Contudo, um nível de maturidade elevado vai além da simples adoção de recursos de ponta. Na verdade, empresas maduras digitalmente são aquelas que fazem o melhor uso possível dessas ferramentas e que são orientadas à gestão digital. 

Ou seja, para que sejam vistas como empresas digitais de fato, as corporações precisam também transformar sua cultura organizacional, adaptando sua gestão, suas estratégias e suas pessoas aos novos paradigmas do mundo tecnológico. 

Vale ressaltar que o processo de transformação digital nas empresas não é o mesmo que maturidade digital. O primeiro se refere apenas à digitalização dos negócios. Já o segundo aponta o nível em que os recursos digitais se integram aos seus processos e cultura. 

Qual a sua importância?

Atingir a maturidade digital é imprescindível para acompanhar as novas tendências que ditam a evolução do mercado, os comportamentos dos consumidores e os padrões de competitividade entre os negócios.

Basicamente, as empresas que não integram os pilares da transformação digital estão mais propensas a se tornarem obsoletas e a serem passadas para trás pelas organizações que já entendem as exigências, possibilidades e benefícios da tecnologia.

Não por acaso, uma empresa digital madura tem resultados financeiros até três vezes maiores em relação às companhias que não conseguem se adaptar à digitalização, segundo um estudo realizado pela McKinsey & Company.

Uma série de fatores justifica essa diferença. Em primeiro lugar, negócios com maturidade digital conseguem coletar dados de suas operações e convertê-los em indicadores. Ou seja, há mais informações para tomar decisões estratégicas e crescer de maneira sólida.

Além disso, eles conseguem automatizar seus processos, aumentando sua qualidade, precisão e velocidade, além de adotar padrões mais flexíveis de trabalho, responder imediatamente às inovações de mercado, potencializar a produtividade dos colaboradores, e assim por diante.

Como mensurar o nível de maturidade da sua empresa? 

As empresas que passaram por transformação digital podem ter feito isso em diferentes níveis. Ou seja, um negócio pode aderir bem à tecnologia em determinadas frentes, mas ainda apresentar gargalos em outros aspectos.

Portanto, a maturidade digital não é uma noção binária. Na verdade, ela é associada às organizações em diferentes graus. O primeiro passo para superar os desafios do RH e dos demais setores corporativos é entender em qual nível de digitalização eles se encontram.

No Brasil, apenas 36% dos negócios são maduros digitalmente. Enquanto 45% deles já estão no caminho do engajamento digital, 18% estão apenas iniciando esse processo. Os dados são de um estudo da Fundação Dom Cabral (FDC) e foram divulgados pela Exame.

Entretanto, mais da metade da amostra da pesquisa é composta por grandes empresas. Se considerarmos o contexto das PMEs, 66% ainda são resistentes ou iniciantes em termos de digitalização, 48% são emergentes e 18%, analógicas. O levantamento é da FGV. 

Já no cenário internacional, dados da consultoria internacional Bip publicados pela Forbes apontam que o nível de maturidade digital das 50 maiores multinacionais do mundo ainda é intermediário. Em uma escala de 1 a 5, essas grandes corporações têm a média de 2,7.

Por falar na escala adotada, existem diferentes meios para mensurar o quão madura digitalmente é uma organização. O modelo mais adotado é o da consultoria IDC (International Data Corporation), que prevê o enquadramento das empresas em níveis de 1 a 5. Entenda: 

Nível 1

O Nível 1 se refere às companhias que ainda são resistentes à tecnologia. Além de apresentarem um número baixo ou inexistente de processos digitalizados, elas não estão abertas para a transformação. 

Nível 2

Por sua vez, o Nível 2 é aquele em que as empresas já começam a experimentar a tecnologia. Ou seja, seus gestores já reconheceram a importância da digitalização e começaram a promover pequenas mudanças orientadas a essa tendência.

Nível 3

Já o Nível 3 engloba os negócios que têm vários processos digitais e uma cultura orientada à tecnologia. Contudo, a base dessas companhias ainda não é totalmente digitalizada, ainda que falte pouco amadurecimento para isso.

Nível 4

As companhias inseridas no Nível 4 de maturidade digital são aquelas totalmente tecnológicas. Ou seja, elas têm modelos de negócios inovadores, com estratégias disruptivas e baseados por completo em ferramentas digitalizadas.

Nível 5

Por fim, o Nível 5 diz respeito às marcas que lideram o mercado tecnológico e são referência em inovação. Isso inclui as principais plataformas digitais no Brasil e do mundo, como Google, iFood, Uber, Mercado Livre, Amazon, Netflix, entre muitas outras.

A relação do RH com a maturidade digital das empresas 

Não importa quais sejam as tecnologias utilizadas pelas empresas que atingiram sua maturidade digital, o principal ganho certamente está na capacidade de operar de maneira estratégica.

Ao mesmo tempo que a automatização acelera processos, elimina erros e libera tempo dos profissionais, a inteligência de dados oferece uma visão completa, intuitiva e em tempo real de todas as demandas do negócio.

Ou seja, enquanto as atividades operacionais são otimizadas, a parte gerencial ganha mais foco. Isso agrega melhores condições para que as organizações tenham um crescimento contínuo e sustentável.

Essa possibilidade oferecida pelas ferramentas e dados digitais pode beneficiar todos os setores corporativos. Isso também vale para o RH Tech, que caracteriza uma área de Recursos Humanos totalmente guiada pelas possibilidades e benefícios da tecnologia.

Diante dessas transformações, a grande tendência do RH é ser ainda mais relevante para os objetivos das empresas. Afinal, mais que se adaptar aos novos paradigmas do mercado, também é seu papel promover essas mudanças na cultura organizacional.

Em primeiro lugar, os profissionais de Recursos Humanos devem aderir bem à transformação digital, responder em tempo real ao seu dinamismo, empregar a automação de processos, usar os dados a seu favor e assumir uma postura estratégica diante de suas demandas. 

Por outro lado, o RH digitalizado deve contribuir diretamente para a maturidade digital do negócio, o que inclui o treinamento dos colaboradores para o pleno domínio da tecnologia e a promoção de uma mentalidade orientada à inovação. 

Como aderir ao RH digital?

Para garantir uma visão realmente estratégica do RH, é fundamental contar com um sistema completo, capaz de integrar todas as atividades do setor, automatizar suas rotinas e fornecer informações práticas e em tempo real para apoiar a tomada de decisão.

O Sistema de RH da Benner é 100% web, fácil de operar e o único que integra em um só lugar os módulos para a Gestão de Folha de Pagamento, Gestão de Pessoas, Gestão de Riscos e Gestão Estratégica da empresa.

Conquiste a maturidade digital da sua área de Recursos Humanos, desenvolva ao máximo o talento de seus profissionais e garanta negócios mais lucrativos em meio às transformações do mercado: clique aqui e explore todos os benefícios da solução de RH da Benner.

FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS

Posts relacionados

Conheça as vantagens de um sistema na gestão de remuneração

27 de setembro de 2018
Responsabilidades do RH de uma empresa
Recursos Humanos

Responsabilidades do RH de uma empresa: afinal, quais são elas?

9 de junho de 2021
O treinamento e desenvolvimento de funcionários é um eixo importante dentro das empresas
Recursos Humanos

Treinamento e desenvolvimento de funcionários: principais tipos

19 de abril de 2023

Mais do que um software, o melhor amigo da gestão estratégica do RH

Quero saber mais
Benner

Somos

carbon-free_2024

Empresa

Menu
  • A Benner
  • Eventos
  • Trabalhe Conosco
  • Suporte
  • Fale conosco

Produtos

Menu
  • ERP
  • Jurídico
  • Logística
  • Recursos Humanos
  • Saúde
  • Turismo
  • Canais

Conteúdos

Menu
  • Blog
  • Materiais
  • Cases de Sucesso
  • Novidades

Contato

Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini 1681
4º andar Cidade Monções – São Paulo

11 2109-8500
Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
© Benner Softwares de Gestão. Todos os direitos reservados • Política de Privacidade • BENNER SISTEMAS S/A - 02.288.055/0004 -17
Benner

Somos

carbon-free_2024
Menu
  • Blog
  • Materiais
  • Cases de Sucesso
  • Novidades

Contato

Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini 1681 – 4º andar Cidade Monções – São Paulo

11 2109-8500
Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
© Benner Softwares de Gestão. Todos os direitos reservados • Política de Privacidade • BENNER SISTEMAS S/A - 02.288.055/0004 -17