Benner Software de gestão para revolução do seu negócio

Como obter a eficiência de resoluções dos processos extrajudiciais e judiciais com o uso de plataformas de ODR?
21 de maio de 2021

Como obter a eficiência de resoluções dos processos extrajudiciais e judiciais com o uso de plataformas de ODR?

labpersona

Os meios extrajudiciais para a resolução de conflitos são cada vez mais valorizados, muito por conta da maior capacidade de entendimento que conferem às partes e também pela diminuição do enorme volume de demandas do Poder Judiciário.

Além disso, com a chegada da pandemia da COVID-19, eles se tornaram ainda mais importantes. Visto que, dada a crise de mercado que aumentou os conflitos entre empresas, fornecedores, colaboradores e até mesmo consumidores.

Nesse contexto de isolamento social, a modalidade ODR reforçou a relevância que já havia conquistado nos últimos anos, não só por otimizar as resoluções, mas principalmente por eliminar os impedimentos físicos e de tempo impostos pelos encontros presenciais.

Você sabe o que esse conceito significa? A seguir, entenda melhor o que é ODR, descubra sua influência sobre o direito processual e qual é o melhor sistema para viabilizá-lo em seus meios extrajudiciais!

O que é ODR e qual o seu papel nos meios extrajudiciais?

Antes de entender o que é ODR (Online Dispute Resolution), é importante ter clareza quanto ao conceito de ADR. Basicamente, ADR’s (Alternative Dispute Resolution) consistem em meios alternativos de resolução de conflitos, ou seja, são meios extrajudiciais para a busca de entendimento entre os interesses das partes.

Por sua vez, ODR também se refere a esses meios, mas especificamente quando eles são promovidos por meio de plataformas digitais. Isso significa que, ao invés de se encontrarem em um ambiente presencial para discutir e dirimir o caso em questão, as partes podem se reunir online, em salas virtuais.

Em geral, o ODR serve para ampliar as possibilidades dos departamentos jurídicos. Isso, por meio de ferramentas que suprem as carências dos meios tradicionais de resolução e que cobrem seus principais gargalos.

Isso porque, ao integrar o ODR aos meios extrajudiciais, todas as mediações se tornam mais acessíveis às partes e ainda ficam muito menos onerosas em relação às práticas presenciais de ADR. Além disso, o uso de plataformas digitais de mediação oferecem benefícios como: 

  • Otimização do tempo entre os envolvidos;
  • Confere um maior grau de organização aos procedimentos;
  • Consequentemente, trazem mais eficiência para todos os andamentos.

Mais que permitir a resolução de conflitos em situações em que o ADR não tem alcance ou é inviável, o ODR ainda proporciona uma maior capacidade de entendimento durante as discussões. Uma vez que, livres dos ambientes conflituosos geralmente utilizados nas mediações, as pessoas podem se sentir mais confortáveis e acolhidas durante a sessão, e ainda utilizar o tempo extra e o maior acesso às informações para se preparem em prol de uma participação mais efetiva.

Como influencia o direito processual?

Os softwares online voltados aos meios extrajudiciais podem ser empregados em qualquer situação, desde que haja o interesse entre as partes e capacidade técnica para sua utilização.

O grande benefício desse tipo de sistema é o baixo custo e a alta escalabilidade. Além da praticidade e maior acessibilidade que confere às pessoas, como citamos acima, pois dependem apenas da conexão à internet.

Essas características são perfeitas para sanar os conflitos próprios de empresas em setores com grandes demandas legais, que atualmente contam com enormes operações e, por isso, devem lidar com um grande volume de resoluções.

Inclusive, as mediações por ODR são percebidas como um meio de viabilizar o sistema de Justiça no Brasil. Isso porque, hoje o sistema não consegue lidar com seu enorme volume de ações, que está em torno de 0,38 per capita.

Ou seja, mais que poupar tempo e custos dos negócios, evitando as complexidades inerentes às resoluções presenciais e a própria judicialização, o ODR ainda é um meio de desonerar os cofres públicos e de desafogar a Justiça, para que lide com questões verdadeiramente relevantes para sua área (não passíveis de acordos em meios extrajudiciais).  

Vale destacar que o uso da Internet e de dispositivos já é muito popular e amplamente difundido em todo o território nacional. Assim, com uma população cada vez mais familiarizada com os meios digitais, a tendência é que o uso do ODR seja ainda mais crescente. Dessa maneira, seus benefícios serão decisivos para que os conflitos se tornem cada vez menos complexos, com procedimentos e soluções sempre mais vantajosos para todos os envolvidos.

Como o sistema de ODR da Benner pode ajudar você?

Além de eliminar barreiras geográficas e de tornar os encontros mais céleres e viáveis nos ambientes virtuais, os melhores softwares de ODR também contribuem para:

Atualmente, o sistema ODR da Benner é a melhor solução da área! Ele permite automatizar todas as regras e fases dos acordos, distribuir automaticamente atendentes internos e terceiros, criar regras de honorários, entre inúmeras outras possibilidades. 

Com ele, é possível fazer acordos, negociações assistidas e mediações em uma só ferramenta. O dispositivo ainda conta com chat, vídeo e sessões gravadas, além de total integração com seu sistema legado.

100% alinhada com a LGPD e protegida com criptografia de alto nível, a plataforma contempla todas as fases de resoluções, desde a proposição, até o acompanhamento, negociação e fechamento.

Quer saber tudo sobre as possibilidades que o ODR da Benner oferece aos meios extrajudiciais da sua empresa? Clique aqui e veja todos os detalhes na página do produto!