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Operador logístico: o que é e por que contratar para seu negócio?

Operador logístico - um homem segurando um tablet

o atual mercado competitivo, muitas empresas resolvem contratar um operador logístico para fazer frente à concorrência. Esse tipo de serviço terceirizado é oferecido por organizações especializadas em gerenciamento logístico. 

Com esse suporte, os negócios executam processos com eficiência, elevando os lucros, bem como a qualidade de produtos e serviços.

Neste artigo, abordaremos sobre os serviços prestados pelo operador logístico. Falaremos também sobre a sua importância, as vantagens que uma empresa tem com essa contratação, além das soft e hard skills que o profissional deve ter. Acompanhe os próximos tópicos!

Quais são as áreas de atuação de um operador logístico?

As atividades que compõem um ciclo logístico são fundamentais para o sucesso de toda a cadeia de distribuição de uma empresa. Por isso, é necessário que essas demandas sejam realizadas pela mão de obra especializada de um operador logístico. 

Mas quais são os serviços prestados por esse tipo de empresa? Vejamos alguns deles.

Gestão de transportes

O gerenciamento da área de transportes é uma das funções do operador logístico. Podemos dizer que esse setor é um dos mais importantes da empresa, por isso precisa de uma administração qualificada. 

Dentre os serviços feitos pelo operador logístico, estão:

  • O monitoramento das atividades realizadas pela frota;
  • Treinamento e capacitação dos profissionais internos;
  • Análise de custos com frete e manutenção de veículos;
  • Acompanhamento de métricas e objetivos definidos pela empresa;
  • Expedição de relatórios sobre a qualidade dos serviços. 

Armazenagem do estoque

Outra área importante cuidada pelo operador logístico é a armazenagem do estoque. Para que esse setor atue com eficiência, o operador logístico realiza:

  • Otimização do fluxo de materiais e de informações;
  • Recebimento de produtos;
  • Inspeção do estoque;
  • Endereçamento;
  • Separação;
  • Embalagem;
  • Carregamento;
  • Expedição;
  • Emissão de documentos;
  • Controle de inventário;
  • Disposição das instalações internas.

Gestão de entregas

O gerenciamento de entregas é uma área que impacta diretamente na reputação da empresa perante os seus clientes. Sendo assim, o operador logístico consegue, por meio dos seus serviços, levar a excelência para esse setor e garantir a satisfação do público-alvo. 

Dentre os processos que realiza, destacamos:

  • Monitoramento de viagens;
  • Realização do tracking;
  • Registro de ocorrências;
  • Documentação de evidências;
  • Envio de notificações para os clientes sobre o andamento da entrega.

Consultoria, gestão e administração logística

Além de cuidar da gestão e administração logística, o operador ainda atua na consultoria. Essa prática é essencial para que a empresa entenda como alinhar a cadeia de produção com os objetivos e metas internas.

Todo esse suporte especializado deixa os gestores mais seguros e tranquilos. Desse modo, eles podem focar seus esforços em outras áreas também importantes, como a financeira, jurídica, contabilidade, recursos humanos, etc.

Outra vantagem da consultoria é a ajuda na tomada de decisões da liderança. Talvez a empresa precise decidir, por exemplo, entre aumentar ou não o seu estoque de produtos para atender a uma demanda.

Para isso, serão fundamentais as análises de dados e relatórios emitidos pela consultoria do operador logístico. Caso a decisão seja de expandir o volume de produtos armazenados, o operador, com toda a sua experiência, direcionará esse projeto.

Quais são os tipos de operadores logísticos?

Com certeza, os benefícios dos operadores logísticos são percebidos em todas as esferas da empresa, e não apenas na cadeia de distribuição. 

Existe um detalhe interessante sobre as organizações que prestam esse tipo de serviço: elas são divididas em três categorias.

  • Operadores logísticos comuns: prestadores de serviços básicos, como: gerenciamento de armazém, roteirização, transporte e embalagem de produtos;
  • Operadores logísticos com foco na administração: realizam serviços de consultoria, treinamento, fornecimento de mão de obra e aplicações tecnológicas para gestão logística;
  • Operadores logísticos híbridos: os serviços oferecidos abrangem todos os processos da cadeia de distribuição, desde o planejamento até a entrega de um produto para o consumidor final.

Por que contratar esse profissional?

O artigo Metodologia para Cálculo dos Custos Logísticos Associados ao Fluxo de Mercadorias, publicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ressalta que a gestão da cadeia de distribuição é uma atividade estratégica que gera valor para o negócio.

Essa importância, por si só, demonstra uma forte razão para contar com o suporte de um operador logístico. No entanto, existem outros benefícios dessa contratação. 

A seguir, mostraremos alguns deles!

Profissionais qualificados

O capital humano é uma das principais “engrenagens” da empresa. Sem uma equipe qualificada, é bem difícil produzir serviços de qualidade, gerar satisfação nos clientes, expandir negócios e inovar demandas internas.

Com a contratação de um operador logístico, a empresa recebe um time especializado e experiente. Sendo assim, não será necessário montar um processo seletivo e treinar novos colaboradores – algo que consome tempo e dinheiro.

Soft e hard skills

O foco do serviço de operador é garantir que cada assistente de operações logísticas à disposição da sua empresa tenha uma excelente qualificação (hard skills) e habilidades interpessoais (soft skills). 

Quanto melhores os domínios dos profissionais, mais alta é a qualidade das operações. Assim, você obtém resultados sempre melhores e um orçamento logístico cada vez mais viável. Entre as principais soft e hard skills, destacam-se: 

  • Domínio tecnológico: com capacidade de determinar quais sistemas e inovações de logística 4.0 melhor atendem às demandas da empresa;
  • Olhar estratégico: visão de dono para identificar gargalos nos processos, promover melhorias contínuas;
  • Embasamento em dados: além de dominar a tecnologia, o profissional entende suas métricas e relatórios para embasar decisões mais assertivas;
  • Capacidade de planejamento: para organizar toda a cadeia de acordo com suas metas e corrigir rumos a partir de indicadores;
  • Senso de liderança e comunicação: a fim de ordenar as demandas com qualidade entre colaboradores, fornecedores e demais stakeholders envolvidos na cadeia;
  • Adaptabilidade: seja para lidar com imprevistos, mudanças estratégicas ou novas tecnologias logísticas;
  • Desenvolvimento contínuo: além da ampla qualificação em gestão logística, a busca por novos conhecimentos e experiências deve ser constante.

Um bom operador logístico é aquele que reúne as soft e hard skills mais pertinentes para a área, garantindo que todas elas sejam utilizadas em prol dos melhores interesses da organização contratante.

Redução de custos operacionais

A redução de custos é atingida com o retorno sobre o investimento (ROI) da contratação do operador logístico. Afinal, esse serviço especializado acaba com a política de tentativas, erros e acertos, comum entre as empresas com pouca experiência.

Além disso, com a otimização e uma eficiente estratégia de processos, o negócio consegue:

  • Aumentar as vendas;
  • Diminuir o prazo das entregas;
  • Traçar as melhores rotas de transporte;
  • Firmar parcerias com bons fornecedores.

Antecipação de problemas 

Como você viu anteriormente, um bom operador logístico possui qualificação e experiência na área. Isso significa que ele tem uma visão mais ampla e especializada, capaz de antever possíveis problemas e gargalos, bem como preveni-los.

A partir disso, todo o sistema de logística do negócio é beneficiado. Afinal, da compra dos insumos à distribuição das mercadorias, a cadeia tem menores chances de erros e perdas. Assim, a eficiência é aumentada e as margens de lucros se mantêm sempre positivas.

Diante de um mercado tão dinâmico e exigente, é essencial sair na frente e eliminar riscos antes que eles tenham chance de comprometer a competitividade do seu negócio. Por isso, faz toda a diferença contar com quem tem pleno domínio sobre o assunto.

Melhora na performance 

Ao eliminar erros e prejuízos, minimizar os custos operacionais e, ao mesmo tempo, garantir que a qualidade dos processos cresça continuamente, o operador logístico agrega mais performance à cadeia. 

Isso torna sua atuação decisiva para eliminar retrabalhos e desperdícios que fazem a empresa perder tempo e dinheiro. Além disso, com a elevação no nível dos serviços prestados, a experiência dos clientes melhora, assim como a imagem do negócio.

Ou seja, os serviços de operador conferem mais produtividade e viabilidade para toda a cadeia de suprimentos, de ponta a ponta. Como você obtém melhores resultados sem ter que gastar mais, as margens de lucro também são beneficiadas.

Foco no objetivo do negócio

Quando você contrata um serviço auxiliar de operações logísticas, todos os processos do setor ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Assim, você garante disponibilidade para se focar no core business da empresa e investir no seu crescimento.

O mais importante é que isso é feito por prestadores especializados. Além da expertise e comprometimento, sua atuação é pautada em metas previamente definidas e as ações são monitoradas por meio de indicadores. 

Portanto, os resultados desejados tendem a ser garantidos. Afinal, sempre que as métricas apresentarem desvios, elas são corrigidas em tempo real em prol dos objetivos propostos. Tudo isso é feito por quem mais entende das demandas da área.

Novas tecnologias

Em razão da especialização na área logística, o operador tem as ferramentas virtuais necessárias para automatizar e otimizar as demandas da cadeia de distribuição. 

Em pouco tempo, a empresa obtém uma gestão logística inovadora e pronta para atender às necessidades internas e externas.

Uma tecnologia que supre todas as necessidades da empresa é o software de Gestão de Logística Benner. Essa aplicação completa conta com módulos para:

  • Transportadora;
  • Indústria;
  • Fornecedor de matéria-prima;
  • E-commerce varejo;
  • Atacadista e distribuidor;
  • Operador logístico.

Esse último módulo realiza todos os serviços de uma empresa especializada. Entre as suas funcionalidades estão:

  • Gestão de armazenagem (WMS);
  • Gestão de entregas;
  • Gestão de fretes (FIS);
  • Gestão de pátio (YMS);
  • Gestão de transporte (TMS);
  • Gestão de volumes;
  • Gestão de frotas;
  • Torre de controle;
  • Roteirização.

Sem dúvidas, com o software completo de Gestão de Logística Benner, o negócio “alça voos” cada vez maiores no mercado em que atua. Podemos afirmar que essa tecnologia é um operador logístico de alta eficiência!

O que achou do nosso artigo? Entendeu a importância de contratar um operador logístico para o seu negócio? Quer conhecer uma ferramenta que potencializa a cadeia de distribuição? Então, descubra as funcionalidades do software de Gestão de Logística Benner!

No atual mercado competitivo, muitas empresas resolvem contratar um operador logístico para fazer frente à concorrência. Esse tipo de serviço terceirizado é oferecido por organizações especializadas em gerenciamento logístico

Com esse suporte, os negócios executam processos com eficiência, elevando os lucros, bem como a qualidade de produtos e serviços.

Neste artigo, abordaremos sobre os serviços prestados pelo operador logístico. Falaremos também sobre a sua importância e as vantagens que uma empresa tem com essa contratação. Acompanhe os próximos tópicos!

Quais são as áreas de atuação de um operador logístico?

As atividades que compõem um ciclo logístico são fundamentais para o sucesso de toda a cadeia de distribuição de uma empresa. Por isso, é necessário que essas demandas sejam realizadas pela mão de obra especializada de um operador logístico

Mas quais são os serviços prestados por esse tipo de empresa? Vejamos alguns deles.

Gestão de transportes

O gerenciamento da área de transportes é uma das funções do operador logístico. Podemos dizer que esse setor é um dos mais importantes da empresa, por isso precisa de uma administração qualificada. 

Dentre os serviços feitos pelo operador logístico, estão:

  • O monitoramento das atividades realizadas pela frota;
  • Treinamento e capacitação dos profissionais internos;
  • Análise de custos com frete e manutenção de veículos;
  • Acompanhamento de métricas e objetivos definidos pela empresa;
  • Expedição de relatórios sobre a qualidade dos serviços.

Armazenagem do estoque

Outra área importante cuidada pelo operador logístico é a armazenagem do estoque. Para que esse setor atue com eficiência, o operador logístico realiza:

  • Otimização do fluxo de materiais e de informações;
  • Recebimento de produtos;
  • Inspeção do estoque;
  • Endereçamento;
  • Separação;
  • Embalagem;
  • Carregamento;
  • Expedição;
  • Emissão de documentos;
  • Controle de inventário;
  • Disposição das instalações internas.

Gestão de entregas

O gerenciamento de entregas é uma área que impacta diretamente na reputação da empresa perante os seus clientes. Sendo assim, o operador logístico consegue, por meio dos seus serviços, levar a excelência para esse setor e garantir a satisfação do público-alvo. 

Dentre os processos que realiza, destacamos:

  • Monitoramento de viagens;
  • Realização do tracking;
  • Registro de ocorrências;
  • Documentação de evidências;
  • Envio de notificações para os clientes sobre o andamento da entrega.

Consultoria, gestão e administração logística

Além de cuidar da gestão e administração logística, o operador ainda atua na consultoria. Essa prática é essencial para que a empresa entenda como alinhar a cadeia de produção com os objetivos e metas internas.

Todo esse suporte especializado deixa os gestores mais seguros e tranquilos. Desse modo, eles podem focar seus esforços em outras áreas também importantes, como a financeira, jurídica, contabilidade, recursos humanos, etc.

Outra vantagem da consultoria é a ajuda na tomada de decisões da liderança. Talvez, a empresa precise decidir, por exemplo, entre aumentar ou não o seu estoque de produtos para atender uma demanda.

Para isso, serão fundamentais as análises de dados e relatórios emitidos pela consultoria do operador logístico. Caso a decisão seja de expandir o volume de produtos armazenados, o operador, com toda a sua experiência, direcionará esse projeto.

Quais são os tipos de operadores logísticos?

Com certeza, os benefícios dos operadores logísticos são percebidos em todas as esferas da empresa e não apenas na cadeia de distribuição. 

Existe um detalhe interessante sobre as organizações que prestam esse tipo de serviço: elas são divididas em três categorias.

  • Operadores logísticos comuns: prestadores de serviços básicos, como: gerenciamento de armazém, roteirização, transporte e embalagem de produtos;
  • Operadores logísticos com foco na administração: realizam serviços de consultoria, treinamento, fornecimento de mão de obra e aplicações tecnológicas para gestão logística;
  • Operadores logísticos híbridos: os serviços oferecidos abrangem todos os processos da cadeia de distribuição, desde o planejamento até a entrega de um produto para o consumidor final.

Por que contratar um operador logístico?

O artigo “Metodologia para Cálculo dos Custos Logísticos Associados ao Fluxo de Mercadorias”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ressalta que a gestão da cadeia de distribuição é uma atividade estratégica que gera valor para o negócio.

Essa importância, por si só, demonstra uma forte razão para contar com o suporte de um operador logístico. No entanto, existem outros benefícios dessa contratação. 

A seguir, mostraremos alguns deles!

Profissionais qualificados

O capital humano é uma das principais “engrenagens” da empresa. Sem uma equipe qualificada, é bem difícil produzir serviços de qualidade, gerar satisfação nos clientes, expandir negócios e inovar demandas internas.

Com a contratação de um operador logístico, a empresa recebe um time especializado e experiente. Sendo assim, não será necessário montar um processo seletivo e treinar novos colaboradores – algo que consome tempo e dinheiro.

Redução de custos operacionais

A redução de custos é atingida com o retorno sobre o investimento (ROI) da contratação do operador logístico. Afinal, esse serviço especializado acaba com a política de tentativas, erros e acertos, comum entre as empresas com pouca experiência.

Além disso, com a otimização e uma eficiente estratégia de processos, o negócio consegue:

  • Aumentar as vendas;
  • Diminuir o prazo das entregas;
  • Traçar as melhores rotas de transporte;
  • Firmar parcerias com bons fornecedores.

Novas tecnologias

Devido a especialização na área logística, o operador tem as ferramentas virtuais necessárias para automatizar e otimizar as demandas da cadeia de distribuição. 

Em pouco tempo, a empresa obtém uma gestão logística inovadora e pronta para atender as necessidades internas e externas.

Uma tecnologia que supre todas as necessidades da empresa é o software de Gestão de Logística Benner. Essa aplicação completa conta com módulos para:

  • Transportadora;
  • Indústria;
  • Fornecedor matéria-prima;
  • E-commerce varejo;
  • Atacadista e distribuidor;
  • Operador logístico.

Esse último módulo realiza todos os serviços de uma empresa especializada. Entre as suas funcionalidades, estão:

  • Gestão de armazenagem (WMS);
  • Gestão de entregas;
  • Gestão de fretes (FIS);
  • Gestão de pátio (YMS);
  • Gestão de transporte (TMS);
  • Gestão de volumes;
  • Gestão de frotas;
  • Torre de controle;
  • Roteirização.

Sem dúvidas, com o software completo de Gestão de Logística Benner, o negócio “alça voos” cada vez maiores no mercado em que atua. Podemos afirmar que essa tecnologia é um operador logístico de alta eficiência!

O que achou do nosso artigo? Entendeu a importância de contratar um operador logístico para o seu negócio? Quer conhecer uma ferramenta que potencializa a cadeia de distribuição? Então, descubra as funcionalidades do software de Gestão de Logística Benner!

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