Ganhando cada vez mais espaço no mercado, o BPO vem sendo adotado em diversas empresas como uma modalidade de gestão alternativa e que traz resultados positivos quando bem aplicado. Não à toa, o modelo é referência em diferentes segmentos e é personalizável conforme a necessidade de cada negócio.
Sem exageros, implementar o BPO em uma gestão pode ser o divisor de águas para a melhoria dos processos internos, métricas e do serviço como um todo. Afinal de contas, o Business Process Outsourcing é feito com o acompanhamento de especialistas e deixa o CEO livre para ter uma visão ampla do negócio.
Neste artigo, você vai descobrir o que é o serviço de BPO, exemplos de como pode ser aplicado e as vantagens do sistema. Além disso, verá como todos os processos da sua empresa podem ser transformados a partir da metodologia.
O que é BPO?
O BPO (Business Process Outsourcing) é uma metodologia de gestão na qual um ou mais especialistas assumem o comando de determinada área ou da empresa como um todo. Nessa situação acontece a terceirização de processos, enquanto os serviços continuam sendo prestados pelos colaboradores normalmente.
Quando está neste cenário, o gestor do negócio e sua equipe tendem a se dedicar no relacionamento com o cliente, para que o administrador do BPO foque em conduzir o necessário para a operação. Isso envolve basicamente a redução de custos e a reformulação de processos internos.
O BPO e a terceirização são a mesma coisa?
Não, o BPO e a terceirização não são a mesma coisa. Apesar de ocorrer a transferência de gestão em ambos, o primeiro é um tipo de serviço no qual apenas a administração do negócio é feita por uma empresa externa.
Tudo que envolve a parte financeira, como a folha de pagamento, investimentos e uso dos recursos em geral é feito por uma empresa especializada. A atuação do BPO é focada na resolução de problemas apresentados pelo cliente. Um exemplo disso é o serviço de saúde, que pode atender as necessidades de uma operadora como a gestão de OPME e processamento de sinistro.
Já a terceirização é o contrário disso. Nela, a pessoa jurídica contrata uma ou mais empresas com funcionários para prestarem serviços diretos. Um cenário comum disso ocorrer é o de um condomínio ter porteiros e faxineiros com contrato de trabalho vinculado a firmas especializadas nas respectivas funções.
Com a diferença entre BPO e terceirização explicada, vamos falar sobre os casos nos quais o sistema de administração pode atuar.

Em quais segmentos o BPO pode atuar?
Por ser uma ferramenta feita para facilitar o gerenciamento de empresas com diferentes áreas de atuação, os serviços de Business Process Outsourcing são aplicáveis em diversos segmentos. Confira alguns exemplos a seguir:
Saúde
Ideal para quem administra operadoras de saúde, o modelo BPO faz sentido por focar no aumento da produtividade e qualidade de atendimento aos pacientes. Neste modelo, o operador pode contratar outras empresas que prestam serviços em determinadas áreas, como na central de atendimento, para sanar uma necessidade existente.
Há quem use o BPO até como extensão do pacote de serviços oferecidos ao vender um plano. Por meio da parceria da operadora com a Benner, por exemplo, a possibilidade de ofertar um suporte completo com o comitê de sinistro e apoio 24 horas se torna o diferencial para determinado cliente.
Jurídico
Se a ideia é atualizar a área jurídica de uma empresa mas fazer isso com recursos próprios estiver fora de cogitação, o Business Process Outsourcing é a solução. Por meio dele, especialistas prestam serviços variados conforme solicitado e simplificam o departamento.
Caso você queira substituir os arquivos físicos e melhorar o intercâmbio de informações entre setores, por exemplo, o BPO Jurídico da Benner realiza os serviços e entrega resultados. Isso acaba sendo uma solução que reduz custos e melhora o fluxo de trabalho.
Logística
Sua empresa tem problemas de gerenciamento de estoque? Você tem problemas de controle de frota? Adotar o BPO pode ser a solução que procura.
Com o modelo de trabalho, é possível fazer o gerenciamento geral do seu negócio enquanto os especialistas atuam na resolução dos problemas. Entre os processos de negócios existentes, esse entrega um mapeamento completo da área e os resultados que você procura.
O que é necessário fazer antes de ter um BPO na empresa?
Para adotar o Business Process Outsourcing no seu negócio, é importante levar em conta quais são os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças existentes atualmente.
Isso porque nem sempre o BPO atua de maneira rápida. O dono da empresa precisa estar ciente de que o processo precisa estar coerente com a área de atuação e que, principalmente, terá o apoio de especialistas.
Com as dificuldades e oportunidades analisadas, a equipe que atuará com a metodologia vai focar no que é executável e reduzirá gradualmente a operação do que é dispensável. Afinal, o resultado é melhor obtido quando os recursos são direcionados no core da empresa.
A partir disso, o CEO poderá trabalhar em outras vertentes da companhia, como no relacionamento com os clientes, melhorias na estrutura, entre outros aspectos.
O principal valor que o BPO pode usar no momento da incorporação é a parceria. É por meio dela que a equipe terá uma atuação econômica, ágil e eficaz.

Quais as vantagens de adotar o BPO?
Se você chegou até aqui, já consegue imaginar o quanto ter um serviço de Business Process Outsourcing no seu negócio pode fazer a diferença.
Por isso, vamos falar sobre os principais benefícios para que sua decisão seja convicta e que o seu empreendimento colha os resultados. Veja mais a seguir!
Melhoria da produtividade
A melhoria das métricas de uma organização não acontecem por acaso. Por servir como uma bússola, a metodologia indica o caminho para que os recursos sejam direcionados com eficácia e o rendimento seja melhor.
Diminuição de custos
Como uma coisa está ligada a outra, a produtividade maior diminui os custos da operação e vice-versa. Ao invés de você gastar recursos com o que não importa, a gestão do orçamento fica melhor e, consequentemente, a margem de lucro aumenta.
Simplificação de processos
Descomplicar é a palavra-chave quando se trata de BPO. Com um processo focado na informatização, o método facilita a interação entre as áreas e os próprios colaboradores. Além disso, o uso de softwares reduz o consumo de recursos e espaço físicos.
Segurança
Mesmo sendo feito com base em softwares e conexão à internet, o Business Process Outsourcing tem respaldo de profissionais capacitados e um sistema robusto. Isso acaba sendo mais seguro que os arquivos e documentos físicos, que podem ser extraviados ou danificados.
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